Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador
Página Principal   Estudar   Oferta Formativa   Mestrados  Finanças Empresariais

Finanças Empresariais

 
Código 6920
DepartamentoDepartamento de Gestão
Grau Mestre
Duração 2 ano(s)
Regime Pós-Laboral
Diretor de curso António Pedro Martins Soares Pinto
Secretariado do curso

Mais informações podem ser obtidas junto da secretaria do Departamento de Gestão

Dr.ª Lurdes Duarte, ou Dr.ª Natália Figueiredo, telefone 232480597, Fax 232424651 ou

e-mail: lurdesduarte@dgest.estv.ipv  ou  nafi@estv.ipv.pt


Funcionamento (Calendário)

Apresentação de curso

O curso de Mestrado em Finanças Empresariais tem como principal finalidade dotar o aluno de conhecimentos aprofundados e atualizados, quer ao nível teórico, quer ao nível prático na área das Finanças Empresariais, fornecendo uma formação abrangente em várias áreas. A estrutura curricular do Curso de Mestrado organiza-se num conjunto de competências, designadamente nas especialidades das Finanças Empresarias, Financial Reporting, Fusões, Aquisições e Reestruturação de Empresas, Gestão Fiscal, Estratégia e Simulação de Gestão, Mercados e Investimentos Financeiros, Avaliação de Investimentos Reais, Finanças Internacionais bem como de Técnicas de Análise de Dados.

 

O curso está acreditado por um período de 6 anos pela A3ES e reconhecido pelo Ministério da Educação, ao abrigo da Portaria n.º 344/2008, para a progressão na carreira docente do grupo de recrutamento 430.

 

O plano de estudos tem a duração de 4 semestres e admite duas vias curriculares: a profissionalizante, envolvendo a realização de um estágio integrado ou a realização de um projeto e a da especialização científica, conducente à realização de uma dissertação. O seu corpo docente é constituído por profissionais com elevada formação académica e com forte ligação ao tecido empresarial.

 

A organização do plano de estudos proposto tem como ponto de partida os planos de estudo das licenciaturas nas áreas de Economia, Gestão de Empresas e de Contabilidade. Pretende-se, por um lado, retomar conhecimentos adquiridos anteriormente e, aprofundá-los e, por outro, alargar o campo de formação a domínios que não foram abordados nas licenciaturas.

 

A estrutura do curso, para além de atender à necessidade de tornar mais extenso o corpo teórico dominado pelos alunos, pretende dar resposta às novas interrogações que a experiência profissional vai colocando a cada um. Daí tornar-se importante avançar para um nível de especialização que permita a quem iniciou uma vida ativa ter mais respostas e mais dirigidas para determinada área de atuação, nomeadamente no domínio das finanças empresariais.

Acesso e ingresso

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Finanças Empresariais:


a) Titulares do grau de licenciatura organizada em 180 ECTS ou equivalente legal, em Gestão, Contabilidade, Economia, Finanças ou outras áreas afins;

 

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico;

 

d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico;

 

e) Titulares de um grau de licenciatura bietápica ou de licenciatura organizada em 300 ECTS ou equivalente legal,em Gestão, Contabilidade, Economia, Finanças ou outras áreas afins;

 

§ 1º. O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou reconhecimento deste grau.

Saídas profissionais

A formação ministrada neste Programa habilitará os Estudantes para uma carreira profissional em empresas dos mais variados setores.

 

As ferramentas adquiridas durante o Curso permitirão uma fácil integração no universo empresarial.

 

São fornecidas ferramentas que tanto permitem aos Estudantes a criação e gestão da sua própria empresa como assumir responsabilidades de gestão nas organizações interagindo com outros atores em processos de decisão.

 

Os  escritórios de contabilidade e de assessoria técnica são também saídas profissionais a considerar pelos Estudantes deste Mestrado.

Plano Curricular

1.º Ano - 1º Semestre Horas de Contacto  
Unidade Curricular T TP PL O ECTS
Estratégia e Simulação de Gestão - 19.5 19.5 - 6
Finanças Empresariais - 19.5 19.5 - 6
Financial Reporting - 39 - - 6
Fusões, Aquisições e Reestruturação de Empresas - 39 - - 6
Mercados e Investimentos Financeiros - 39 - - 6
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  O - Outras Tipologias

1.º Ano - 2º Semestre Horas de Contacto  
Unidade Curricular T TP PL O ECTS
Avaliação de Investimentos Reais - 39 - - 6
Finanças Internacionais - 39 - - 6
Gestão Fiscal - 39 - - 6
Investimentos em Derivados - 39 - - 6
Técnicas de Análise de Dados - 19.5 19.5 - 6
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  O - Outras Tipologias

2.º Ano - Anual Horas de Contacto  
Unidade Curricular T TP PL O ECTS
Dissertação/Projeto/Estágio - 13 - 78 60
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  O - Outras Tipologias

Áreas Científicas

Áreas ECTS
Finanças 108
Gestão 6
Matemática 6
Total 120

Outras informações

Oferta Formativa

Candidaturas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook e Google+

ESTGV no Facebook


ESTGVno Google+
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior