Funcionamento (Calendário)
O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Gestão Turística é constituído por 120 ECTS, com a duração de quatro semestres curriculares. O Curso encontra-se organizado em quatro semestres, dois com parte letiva e dois para realização de Dissertação, Projeto ou Estágio, num total de 120 ECTS.
As aulas funcionam em regime pós laboral: segundas, terças e quintas feiras entre as 19:00 e as 24:00.
Início das aulas: 15 de Fevereiro de 2016 (1º semestre)
Apresentação de curso
O curso de Mestrado em Gestão Turística é uma formação que abrange um conjunto coerente de unidades curriculares (UCs) para a aquisição e aprofundamento do conhecimento científico nas áreas da Gestão e do Turismo, numa perspetiva de aplicação prática dos instrumentos ao contexto geral da atividade turística a nível mundial, regional, nacional e local, desenvolvendo competências ao nível estratégico da gestão das organizações e destinos turísticos. A estrutura curricular do Curso de Mestrado organiza-se num conjunto de competências, designadamente, Turismo, Gestão, Marketing, Matemática, Informática, Engenharia Civil, Engenharia e Gestão Industrial e Psicologia, sendo predominante a área de Turismo.
O funcionamento e a gestão do Mestrado em Gestão Turística integra-se no espírito de fazer mais e melhor, tendo em vista a melhor qualificação dos alunos no âmbito do que é expectável e desejável aos quadros superiores na área do Turismo. Nesse sentido existe a preocupação da qualificação e formação permanentes do corpo docente, quer ao nível do know now científico quer profissional/técnico. Privilegia-se a qualidade em prole da quantidade. Exige-se aos alunos o nível de qualificação e de conhecimentos a par e de acordo com o que se espera de técnicos nesta área num destino (Portugal) tão reconhecido e premiado internacionalmente.Trabalha-se no sentido de preparar os alunos para o atual mercado turístico, tendo em conta os comportamentos atuais de consumo, a oferta de produtos e destinos inovadores, a importância de uma gestão eficiente e sustentada e sustentável. O Mestrado em Gestão Turística foi criado numa filosofia de projeto no sentido dos conteúdos de todas as unidades curriculares convergirem para um todo final traduzido em projeto ou dissertação. Quer isto dizer que os conteúdos de cada unidade curricular aliados às metodologias de ensino e de avaliação estão em consonância e coerência interdisciplinar, ajustando-se às necessidades e desejos dos alunos reforçando a sua motivação e participação (pro)ativa. O trabalho realizado em cada unidade curricular tem por objetivo convergir para o trabalho final do aluno seja em forma de projeto, dissertação ou estágio. Por outro lado pretende-se incentivar o espírito empreendedor dos diplomados pois durante o seu percurso no mestrado as competências adquiridas vão no sentido da criação de negócios e próprio posto de trabalho. No final do 1o ano curricular os alunos podem ter em mão um plano de negócios completo num produto turístico à escolha que poderá ser implementado.
Acesso e ingresso
1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Gestão Turística:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os
princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.
Prazo de Candidatura
A decorrer até 15 de janeiro de 2016 para a 4ª Edição.
Saídas profissionais
O mestrado Profissionalizante em Gestão Turística visa:
• Preparar quadros de elevada qualificação para o desempenho de tarefas nas áreas de gestão das organizações turísticas;
• Providenciar a formação técnica e estratégica adequada aos quadros das empresas e dos organismos da administração pública responsáveis pela gestão e planeamento das atividades do Turismo, lazer e recreio;
• Dotar os mestrandos com competências para participarem na elaboração de planos de ação estratégica e desenvolvimento de organizações e destinos turísticos;
• Estimular nos mestrandos a inovação para o desenvolvimento de novos produtos e novas atividades turísticas;
• Desenvolver nos mestrandos a motivação e competência para a investigação e desenvolvimento nos diversos domínios e conhecimento científico do Turismo;
• Formar técnicos com capacidades avançadas de análise multidisciplinar do Turismo, tendo em vista o desenvolvimento sustentado deste setor.
Plano Curricular
2.º Ano - Anual |
Horas de Contacto |
|
Unidade Curricular |
T |
TP |
PL |
O |
ECTS |
Projeto/Dissertação/Estágio |
- |
- |
- |
78 |
60 |
T - Teórico; TP - Teórico-Prático; PL - Prática e Laboratorial; O - Outras Tipologias |
|
Áreas Científicas
Áreas |
ECTS |
Gestão |
12 |
Informática |
6 |
Marketing |
12 |
Matemática |
6 |
Turismo |
72 |
(*) Áreas de U.C.s Optativas |
12 |
Total |
120
|
|
(*) Áreas de U.C.s Optativas |
ECTS |
Engenharia Civil |
6 |
Engenharia e Gestão Industrial |
6 |
Marketing |
6 |
Psicologia |
6 |
Avaliação e Qualidade
Outras informações