Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Setembro 2019 »
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 201819
Unidade Curricular Mecânica Aplicada
Código821
Departamento/área responsávelCivil Engineering Department
Área cientificaEngenharia Civil
ECTS6
Ano curricular1
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Paulo Alexandre S. Costeira Marques Silva
Frequência como disciplina isolada?Sim
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
13 52 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
159

Objetivos / Competências

A unidade curricular tem por objetivos introduzir os primeiros conceitos teóricos e práticos relativos a aplicações correntes na Engenharia Civil, através da resolução de problemas da mecânica dos sistemas de pontos materiais e dos corpos rígidos em repouso (estática). A aprovação na unidade curricular pressupõe o alcance dos seguintes objetivos:
1. Calcular as reações de uma estrutura simples e de uma associação de corpos planos;
2. Determinar as forças de qualquer peça linear de um sistema articulado plano através do método dos nós e do método de Ritter;
3. Determinar as reações de sistemas isostáticos, aplicando o Princípio dos Trabalhos Virtuais (PTV);
4. Determinar diagramas de esforços de estruturas isostáticas planas;
5. Determinar as características geométricas das secções.

Conteúdos programáticos resumidos

1 Sistemas Isostáticos, Hipoestáticos e Hiperestáticos
2 Associações Isostáticas de Corpos Planos
Vigas Gerber; arcos de três rótulas; associações isostáticas compostas.
3 Sistemas Articulados Planos - Treliças
Caraterização de esforços nas barras; método dos nós; método de Ritter (secções).
4 Princípio dos Trabalhos Virtuais
Conceitos de trabalho virtual e deslocamento virtual; cálculo de reações de sistemas isostáticos.
5 Diagramas de Esforços de Estruturas Isostáticas Planas
Esforço normal; esforço transverso; momento fletor; relações entre carga, esforço transverso e momento fletor.
6 Características Geométricas das Secções de Peças Prismáticas
Centro geométrico, centro de massa e centro de gravidade; momento estático; momento de inércia; momento de inércia polar; raio de giração; produto de inércia; rotação de eixos; eixos e momentos principais centrais de inércia.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Método expositivo nas aulas teóricas com utilização do quadro e do videoprojector; resolução de exercícios práticos nas aulas teórico-práticas;intervenção permanente dos alunos, na colocação de questões pertinentes relativas às matérias abordadas;apoio aos alunos no horário de atendimento; utilização da plataforma moodle para a disponibilização do material de apoio da unidade curricular. A avaliação contínua consta de 2 problemas com um peso de 20% na avaliação final. A resolução de 75% dos exercícios propostos para serem resolvidos pelos alunos fora das aulas é condição de admissão a avaliação por exame final. O desempenho do aluno nesses exercícios poderá ser tido em conta na classificação final. O exame final consiste numa prova escrita, de caráter individual, constituída por 2 partes teórico-práticas. O aluno obtém aprovação com uma classificação final maior ou igual a 10 val. e um mínimo de 3 val. na Parte I (8 val.) e um mínimo de 4.5 val. na Parte II (12 val.).

Bibliografia resumida

Beer, F., Johnston E., “Mecânica Vectorial para Engenheiros – Estática”, McGraw-Hill, 6.ª Edição, 2006. [531 MEC]
Meriam, J., “Estática”, LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora, 1994. [531 MEC EST]
Meriam, J.L., Kraige, L.G., “Engineering Mechanics: Statics”, John Wiley & Sons, 1998. [531 MER]
Riley, W.F., Sturges, L.D., “Engineering Mechanics: Statics”, John Wiley, 1996. [531 RIL]
Portela; A., Silva, A., “Mecânica dos Materiais”, Plátano Edições Técnicas, 1ª edição, 1996. [624.04 POR]
Silva, V.D., “Mecânica e Resistência dos Materiais”, Ediliber Editora, 1995. [624.04 SIL MEC]
Branco, C.M., “Mecânica dos Materiais”, Fundação Calouste Gulbenkian, 1994. [624.04 BRA MEC]
Massonnet, C., Cescotto, S., “Mécanique des Matériaux”, De Boeck Université, 1994. [624.04 MAS MEC]
Farinha, J.S.B., Reis, A. C., “Tabelas técnicas”, Edições Técnicas ETL, 2003. [62(083.53) FAR]

Oferta Formativa

Candidaturas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook e Google+

ESTGV no Facebook


ESTGVno Google+
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior