Sistemas Digitais

1ºAno/1º Semestre do Curso de Eng. de Sistemas e Informática

Ano lectivo 2000/2001

Objectivos

Programa de estudo

Bibliografia recomendada

Regime de avaliação

Horários

Sumários/Textos de apoio

Folhas de exercícios

Trabalhos Práticos

Exames-épocas anteriores

Calendário de frequências/exames

Objectivos

Promover os conhecimentos básicos no domínio da análise e síntese de circuitos combinacionais, circuitos sequenciais, dispositivos lógicos programáveis e projecto estruturado de sistemas digitais.

Programa de estudo

Sistemas analógicos e digitais
Sistemas digitais binários
Sistemas digitais binários combinacionais e sequenciais
Sistemas de numeração
Álgebra de Boole
Tabelas de verdade
Mapas de Karnaugh
Portas lógicas e famílias lógicas
Análise e síntese de circuitos combinacionais com portas lógicas
Multiplexers
Descodificadores/demultiplexers
Codificadores de prioridade
Comparadores
Circuitos aritméticos
Circuitos sequenciais síncronos e assíncronos
Células elementares assíncronas e síncronas
Modelo geral para os circuitos sequenciais
Análise e síntese de circuitos sequenciais síncronos
Contadores síncronos
Contadores assíncronos
Contadores em anel
Registos de dados
Registos de deslocamento
Memórias de semi-condutor 
Dispositivos lógicos programáveis 
Unidade global e módulos funcionais 
Projecto e síntese do módulo controlador

Bibliografia recomendada(Disponíveis no Centro de documentação da ESTV)

Randy H. Katz
Redwood City : The Benjamin / Cummings Publishing Company, 1994
ISBN 0-8053-2703-7
Cota 681.32 KAT CON
M. Morris Mano, Charles R. Kime
New Jersey : Prentice Hall, Inc, cop. 1997
ISBN 0-13-206780-3
Cota 681.3.02 MAN LOG
John F. Wakerly
London : Prentice-Hall International, cop. 1994
ISBN 0-13-059973-5
Cota 681.32 WAK DIG
Hoernes & Heilweil
McGraw-Hill
Cota 630/00/19
Victor Pimenta Rodrigues e Mário Seia de Araújo
Editorial Presença
Cota 630/50/21
A.Malvino
McGraw-Hill
Cota 630/00/15-A
Thomas C. Bartee
McGraw-Hill
Cota 630/00/20
Herbert Taub
McGraw-Hill
Cota 630/50/19

Regime de avaliação