Francisco Martins Cálculo On Line

Número de dias entre duas datas

Área de uma região elíptica

Volume de um sólido elipsoidal

Volume de um sólido cilíndrico

Área de um quadrilátero convexo

Área do trapezóide

Área de um trapézio

Número Decimal --> Número Romano

Factorial de um número natural

Número primo de uma posição

Números Perfeito

 

Número de dias entre duas datas

Inserir as datas e clicar em um dos 3 botões disponíveis. Você poderá obter o número de dias que já viveu ou o número de dias entre a data do vencimento da duplicata e a data na qual você pretende pagá-la.
Sugiro a leitura da Ajuda on-line!

Primeira
Data:
Dia 1 Mes 1 Ano 1 Segunda
Data:
Dia 2 Mes 2 Ano 2
Número de dias entre as duas datas:

 

Área de uma região elíptica

Para calcular a área da região eliptica com semi-eixos a e b entrar com essas medidas nas caixas apropriadas e clicar no botão ÁREA. Tomar a=b para obter a área do Círculo. Com a=b=1 obtemos o valor de pi com 16 decimais exatos.

Semi-eixo a:
Semi-eixo b:

 

Volume de um sólido elipsoidal

Cálculo do volume da região interior a um Elipsóide com semi-eixos a, b e c. Entre com as medidas a, b e c, nas caixas apropriadas e clique no botão VOLUME para obter a resposta. Se a=b=c=raio da esfera, obtemos o volume da esfera.

Entre com os valores dos semi-eixos a, b e c:

a:   b:   c:

 

Volume de um sólido cilíndrico

Este programa calcula o Volume da região localizada no interior de um Cilindro Circular Reto com uma base circular e com a seção superior oblíqua elíptica, sendo r o raio da base, h a altura menor e H a altura maior. Entre com as medidas nas caixas apropriadas e clique no botão VOLUME para obter a resposta. Se h=H você terá o Volume do sólido cilíndrico circular reto comum.

Raio r: Altura h: Altura H:

 

Área de um quadrilátero convexo

Um quadrilátero convexo é um polígono convexo que tem quatro lados e os quatro ângulos internos são positivos, tal que a soma dos ângulos alfa, beta, gama e delta vale 360o.

Quadrilátero

No desenho existem duas diagonais AC e BD de comprimentos respectivamente iguais a d1 e d2. Observa-se também que estas diagonais formam um ângulo z.

Para obter a área do quadrilátero multiplicamos as medidas das diagonais d1 e d2 pela metade do seno do ângulo z, isto é:

Área = (1/2).d1.d2.sen(z)

Logo abaixo apresentamos um "transferidor" para que você possa obter os valores aproximados dos ângulos entre as suas diagonais.

Transferidor

Se o ângulo z possui uma medida próxima de 90o, um valor aproximado para a área é dado pela metade do produto das medidas das diagonais d1 e d2, isto é: A = d1.d2 / 2

Curiosidade: Se a, b, c e d são os lados do quadrilátero convexo, M2 é o ponto médio do segmento AC, M1 é o ponto médio do segmento BD e m é a distância entre M1 e M2, então é verdadeira uma interessante relação matemática:

a2 + b2 + c2 + d2 = d12 + d22 + 4 m2

Cálculo da área do quadrilátero

Para calcular a área do quadrilátero, entrar com as medidas das diagonais d1 e d2 e o ângulo Ang em graus, nas caixas apropriadas e clicar no botão Área Quadrilateral.
Se necessário, use o "transferidor" que está neste trabalho).

d1: d2: Ang:

 

Área do trapezóide

Para calcular a área do trapezóide com as dimensões indicadas na figura ao lado, entrar com as medidas nas caixas apropriadas e clicar no botão ÁREA.

a: b: c: h: H:

 

Área de um trapézio

Para calcular a área do trapézio com a base maior B, base menor b e altura h, entrar com as medidas nas caixas apropriadas e clicar no botão ÁREA DO TRAPÉZIO.

Base B: Base b: Altura h:

 

Número Decimal --> Número Romano

Usamos os algarismos romanos para representar números decimais, com a seguinte equivalência:
I=1,  V=5,  X=10,  L=50,  C=100,  D=500,  M=1000

sendo que um símbolo diferente de M somente pode ser repetido no máximo três vezes e um símbolo de valor menor à esquerda de um símbolo de valor maior deve ser subtraído do maior. Entre com um número decimal N<1.000.000 para obter o mesmo em numeração romana.

N:

 

Factorial de um número natural

A função fatorial de um número natural n é o produto de todos os n primeiros números naturais, isto é, Fat(n)=n!=1.2.3.4....n. Tomaremos Fat(0)=1. Esta função deveria estar implementada em todas as linguagens de programação pelo seu uso intenso nas ciências geral, mas desconheço a razão desse descaso. Para saber o fatorial de um número N, entre este valor na caixa. Fat(22)=1.124e+21 que significa 1,124 × 1021.

N:

 

Número primo de uma posição

Número primo é um número natural que somente possui 2 divisores distintos. Existe muita importância no conhecimento de números primos. O Teorema fundamental da Aritmética afirma que todo número inteiro pode ser decomposto em um produto de potências de números primos.
Entre com m < 100, para obter o m-ésimo número primo.

m:

 

Números Perfeitos

Número perfeito é um número natural cuja soma dos seus divisores próprios (excluído o próprio número) coincide com o próprio número.
Número Divisores próprios Soma dos divisores próprios
6 1,2,3 1+2+3=6
28 1,2,4,7,14 1+2+4+7+14=28
496 1,2,4,8,16,31,62,124,248 1+2+4+8+16+31+62+124+248=496


Entre com o valor de um número N na caixa para saber se ele é perfeito?

N: