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Departamento de Informática |
Engenharia de Sistemas e Informática | |
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Dicas sobre o Excel
- Mantenha as colunas em forma
Para ajustar de forma rápida a largura de várias colunas previamente escolhidas, pressione Ctrl e clique nos títulos das letras do topo da coluna, arrastando depois a fronteira. Uma pequena caixa vai mostrar-lhe a largura da coluna. Para ajustar a largura de colunas adjacentes, pressione Shift quando seleccionar com o rato primeira e a última coluna, e a seguir arraste a fronteira da direita. Estas dicas também se aplicam às linhas.- Criação de fórmulas
Para criar uma fórmula, clique na muito ignorada ferramenta Paste Function (assinalada como fx) na barra de ferramentas. Após escolher uma função, aparecerá uma descrição da mesma numa caixa de diálogo. O botão Help dá-lhe exemplos de como pode usar as diversas funções.- Autocálculos
Para cálculos rápidos numa folha de cálculo, use a opção AutoCalculate. Seleccione as figuras que pretende e o total aparecerá na Status Bar. Seleccione este total com o botão direito do rato e poderá alterá-lo. Se a Status Bar não estiver visível, seleccione-a no menu View.- Abrir automaticamente
Se der o nome Auto_Open a um procedimento no Editor do Visual Basic, sempre que abrir esse livro o procedimento é executado automaticamente. Veja o exemplo:
Sub Auto_Open()
Userform1.show
end sub- Organizar os objectos de desenho
Para alinhar objectos de desenho com as células da folha de cálculo, seleccione Draw, Snap, To Grid. Para alinhar objectos de desenho uns com os outros, dique em Draw, Snap, To Shape. Para alinhar dois objectos de diferentes tamanhos, seleccione-os (pressionando Shift) e a seguir escolha Drag, Align, Align Bottom.- Gráficos rápidos
A forma mais rápida para criar um gráfico é seleccionar toda a tabela (incluindo etiquetas) e carregar em F11. O Excel cria automaticamente um gráfico de colunas numa nova folha de gráficos interactiva, com os eixos x e y já com títulos, cores escolhidas para os vários dados e legendas.- Alinhe os problemas com os links
Pode resolver os problemas com os links para outros workbooks ou aplicações do Office em Workbook Options, que se encontra em Tools, Options. Certifique-se que a caixa Update Remote References está activada. Se activar a caixa Save External Link Values, não terá de se preocupar com a manutenção dos links. No entanto, se o link for para uma gama muito larga, aumentará o tamanho do seu ficheiro.- Subtotais simples
Para criar subtotais em contas, use a Função =SUBTOTAL(9,B4:B9). O 9 é o número de uma função e representa SUM. A gama de subtotais na célula B10 é de B4 até B0. Pode repetir isto para, digamos, B11 a B16, com outro subtotal em B17. Por isso, se seleccionar a célula B18, o AutoSum vai apresentar o total de apenas as células B10 e B17.- Conversão para decimais
Para fazer conversões, use a função CONVERT, que pode encontrar no Analysis Toolpak. Active-o usando n Add-Ins do menu Tool. Se a quantia a converter for colocada na célula A2 e o resultado figurar na célula B2, então a fórmula deverá ser algo como: -CONVERT (A2,x,G) + CONVERT(B2,y,g)/1000. Respectivamente, x e y representam a quantia a converter e o resultado.- Apagar vs limpar
Se seleccionar uma célula e a seguir carregar em Delete ou Backspace, o valor armazenado é removido mas a formatação e os comentários da mesma permanecem. Se pretender limpar uma célula, tudo é apagado, ficando como uma célula em branco de uma nova folha de cálculo. Pressione Alt/e/a (duplamente em a)- Impressão perfeita
Se tem uma folha de cálculo com muitas páginas para imprimir e quer que os títulos das colunas e dos campos com listas de nomes sejam impressos em todas as páginas, clique na folha de cálculo e escolha File, Page Setup, Sheet. Clique na seta vermelha de RowsToRepeat at Top e, a seguir, na linha 1(ou pressione Shift/1/2). Depois bastará seleccionar OK.