Aproveitamento hidroeléctrico de Crestuma-Lever

Centrais

Central Eléctrica é uma Instalação industrial de Produção de energia eléctrica por transformação de outras formas de energia em grupos geradores turbina-alternador (ou dínamo).

Da natureza da energia transformada deriva a denominação atribuida à Central Eléctrica: Hidroeléctrica (energia hidráulica dos rios,lagos e marés), térmica (energia calorífica de combustiveis e gás natural), nuclear (energia de fissão do núcleo de combustiveis nucleares), heliotérmica (energia solar), eólica (energia dos ventos), geotérmica (energia calorífica da água e vapor subterrâneos).

A ciência e a técnica modernas procuram industrializar novas fontes de energia eléctrica pela conversão directa em electricidade de energia química (pilhas de combustivel) e da energia calorífica (conversores termoeléctricos e termoiónicos e geradores magneto-hidrodinâmicos).

Até aos fins do séc.XIX as pilhas constituiram a única. fonte de energia eléctrica, com uma utilização quase unicamente reduzida ao telégrafo .

Com a descoberta da máquina rotativa de corrente contínua (dínamo) e da máquina a vapor iniciou-se a construção de instalações industriais de produção de energia eléctrica, localizadas junto dos centros de consumo constituidos pelas grandes cidades industriais (de onde derivou o nome de central).

A primeira patente de turbina a vapor de reacção data de 1884; sete anos mais tarde é-lhe associado um condensador e constituida, assim, uma unidade capaz de ser utilizada em Central Eléctrica.

A potência máxima das máquinas geradoras aumentou rapidamente desde 150 kW,em 1886 a 5000 kW, em 1900.

A realização industrial de alternadores, a partir do inicio do séc. XX, veio resolver o problema do aumento de capacidade das unidades geradoras e tornar possivel o transporte a grandes distâncias pela facilidade de se elevar a tensão de geração por meio de transformadores.

Nenhum dos máximos existentes se pode considerar hoje como um limite, esperando-se que os progressos da tecnologia dos materiais e das técnicas de projecto os permitam superar no futuro.

Paralelamente foi progredindo a técnica do transporte de energia eléctrica a grandes distâncias por linhas aéreas com recurso a tensões cada vez mais elevadas, e que há muito atinqiram o escalão dos 380 kV, iniciando-se a introdução dos escalões superiores de 500 e 700 kV e apontando-se já uma realização a 735 kVno Canadá, podendo transportar 1800 MW a uma distância de 600 Km.

Em tais niveis de tensão, o recurso à corrente contínua, deverá apresentar-se com vantagens económicas para distâncias da ordem do milhar de Km, desde que se consigaim resolver favoravelmente os problemas da aparelhagem de conversão; actualmente, o transporte em corrente contínua apresenta vantagem técnica e económica em ligações por cabos submarinos.