CÁLCULO FINANCEIRO                             ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

                                                                                                                                        INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU

 DOCENTE RESPONSÁVEL : ROGÉRIO MATIAS      (Departamento de Gestão)                                                                                                                                                    ANO LECTIVO 2006/07

"Não interessa o que se ensina, mas o que se aprende"   (Professor José Hermano Saraiva)

   Available resources in English                                                                                                                                 Recursos disponibles en Castellano   

    

AVALIAÇÃO

 Última  actualização efectuada no dia 16 Set 2006 às 19:37 horas                                                                                        Enviar e-mail  

(Aconselha-se a leitura atenta do Regulamento Pedagógico, em especial o seu Cap. 2, disponível em http://www.estv.ipv.pt/saestv/infgeral/reg_ped_1.asp)

 

 TÓPICOS

Épocas de avaliação Inscrição prévia Comparência às provas Docum. de identidade
Desistências Material autorizado nas provas Melhoria de classificação Fraudes
Resolução das provas Divulgação dos resultados Consulta/reapreciação de provas  

Nota prévia: a informação aqui disponibilizada não dispensa a leitura atenta do Guia da Disciplina, em especial, o seu ponto 5 - Avaliação.
 

Épocas de Avaliação

Em cada ano lectivo, os alunos que não beneficiam de qualquer estatuto ou situação especial, têm duas "épocas" de avaliação à disciplina: por frequência (avaliação durante o período lectivo) em exame final, aqui com duas hipóteses: a época normal e a época de recurso. Tendo presentes os pressupostos do modelo de Bolonha, entende-se que a avaliação do aluno deve levar em conta, não só os conhecimentos técnicos específicos que revelou ter assimilado, mas também, de forma acentuada, as capacidades e competências manifestadas ao longo do semestre. Estas capacidades e competências têm um carácter transversal, no sentido de que não são específicas a uma ou outra disciplina. Serão tidas em conta e terão um peso importante na avaliação à discipllina de Cálculo Financeiro, em particular na avaliação por frequência.
 

1 - Avaliação por frequência (avaliação durante o período lectivo)

A avaliação por frequência é efectuada com base em duas provas escritas (as tradicionais "frequências") e na atitude do aluno ao longo de todo o semestre. As duas provas escritas terão um peso de 65% na avaliação de frequência, enquanto que a atitude do aluno terá um peso de 35%. Os alunos que obtiverem classificação final de frequência igual ou superior a 9,5 valores consideram-se aprovados e dispensados da realização de exame final; aqueles cuja classificação seja inferior a 9,5 valores são admitidos a exame final.

- Provas escritas:

Prova nº

Data

Matéria

Duração

Ponderação

1

Sábado, 18/Nov/2006 - 15:00h

Capítulos 1 a 4

2h 30m

30%

2

A fixar pela Direcção do Curso
(no início de Jan/2007)

Capítulos 1 a 6

3h 00m

35%

- Atitude do aluno:

Esta componente de avaliação é medida, sobretudo, pela resposta do aluno a diversas solicitações que lhe serão propostas ao longo do semestre, nomeadamente através de Fichas de Trabalho e um Trabalho de Grupo, como segue:

. Fichas de Trabalho:

. Resolução facultativa (mas atenção à sua importância na avaliação, quer por frequência, quer em exame).
. Resolução em grupos de 3 alunos e apresentadas em sala por apenas um elemento do grupo, indicado pelo docente no
  próprio dia da apresentação.

. Trabalho de grupo:

. Trabalho de maior envergadura do que as Fichas de Trabalho
. Resolução facultativa (mas atenção à sua importância na avaliação, quer por frequência, quer em exame).
. Resolução em grupos de 3 alunos
. Apresentação em sala por todos os elementos do grupo

O que se pretende avaliar através da "atitude do aluno"?

De um modo geral, as seguintes capacidades e competências:

. Iniciativa
. Resolução de dificuldades
. Trabalho em equipa
. Comunicação em público
. Clareza e linearidade de raciocínio
. Poder de síntese
. Correcta expressão em língua portuguesa, escrita e oral
. Responsabilidade perante a vida, em sentido amplo
 

 

2- Avaliação em exame final

2.1 - Exame Final - Época normal

Os alunos regularmente inscritos que não obtiverem aprovação na avaliação por frequência são admitidos à prova escrita de exame final–época normal, a decorrer na segunda metade do período compreendido entre 04.Jan.2007 e 31.Jan.2007, em data a fixar pela Direcção do Curso. Esta prova incide sobre toda a matéria leccionada e tem a duração aproximada de 3 horas. O trabalho desenvolvido ao longo do semestre (componente Atitude do aluno) é tido em conta para, eventualmente, majorar a classificação obtida pelo aluno no exame final em até 2 valores. Os alunos cuja classificação (incluída essa eventual majoração) seja igual ou superior a 9,5 valores consideram-se aprovados; aqueles cuja classificação seja inferior a 9,5 valores consideram-se reprovados.

2.2 - Exame Final - Época de recurso

Têm acesso ao exame final - época de recurso os alunos regularmente inscritos que ainda não tenham obtido aprovação por frequência ou em exame final - época normal, bem como aqueles que, já aprovados, desejem tentar melhoria de nota e para isso reúnam as condições previstas no Regulamento Pedagógico. Neste caso, prevalece a melhor nota. Esta prova incide sobre toda a matéria leccionada e tem a duração aproximada de 3 horas, decorrendo no período compreendido entre 07.Fev.2007 e 17.Fev.2007, em data a fixar pela Direcção do Curso. O trabalho desenvolvido ao longo do semestre (componente Atitude do aluno) é tido em conta para, eventualmente, majorar a classificação obtida pelo aluno no exame final em até 2 valores. Os alunos cuja classificação (incluída essa eventual majoração) seja igual ou superior a 9,5 valores consideram-se aprovados; aqueles cuja classificação seja inferior a 9,5 valores consideram-se reprovados.

 

Inscrição prévia

Os alunos que pretendem realizar as duas provas escritas ("frequências") e a Exame Final – Época Normal devem efectuar a sua inscrição directamente junto do docente, no Secretariado do Departamento de Gestão, ou através da página da disciplina na Internet, até 2 dias úteis antes da realização da respectiva prova.

 

Comparência às provas

Os alunos que vão submeter-se a uma prova escrita de avaliação devem estar presentes junto à sala onde ela vai decorrer, no mínimo, 15 minutos antes da hora marcada para o seu início. Não são admitidas entradas decorridos mais de 15 minutos sobre esse início. O tempo limite da prova é o mesmo, independentemente da hora a que o aluno entrou.

 

Documento comprovativo de identidade

Em todas as provas de avaliação os alunos devem apresentar-se munidos de um documento comprovativo de identidade, recente e com fotografia (Bilhete de Identidade, Cartão de Estudante, Carta de Condução, etc).

 

Desistências

O aluno que desista em qualquer prova escrita de avaliação não pode abandonar a sala antes de decorridos, pelo menos, 15 minutos sobre o início da mesma.

 

Material autorizado nas provas de avaliação

Em qualquer prova de avaliação à disciplina, os alunos estão autorizados a utilizar o seguinte material:

- Formulário (fornecido pelo docente)

- Tabelas financeiras (fornecidas pelo docente)

- Papel de rascunho (fornecido pelo docente)

- Calculadora

As provas escritas são respondidas directamente no enunciado. Deste modo, o aluno apenas deve fazer-se acompanhar de calculadora e esferográficas. No final da prova, o aluno devolve, juntamente com o enunciado/resolução, todos os elementos fornecido pelo docente (formulário, tabelas financeiras e papel de rascunho). Durante as provas de avaliação, os telemóveis e aparelhos similares deverão estar desligados.

 

Fraudes

Qualquer tentativa de fraude é punida com a anulação da prova, sem prejuízo da possibilidade de instauração de processo disciplinar.

 

Melhoria da classificação

Nos termos do Regulamento Pedagógico em vigor na ESTV, cada aluno pode tentar a melhoria de classificação numa (e só numa) de três épocas de exame:

-          na época de recurso do próprio semestre lectivo em que foi obtida a aprovação;

-          na época normal do semestre lectivo a que a disciplina respeita do ano lectivo subsequente àquele em que foi 
     obtida a aprovação;

-          na época de recurso do semestre lectivo a que a disciplina respeita do ano lectivo subsequente àquele em que
     foi obtida a aprovação.

A classificação que prevalece é a mais elevada.

 

Resolução das provas de avaliação

O docente procederá à resolução de todas as provas de avaliação em sessões especificamente destinadas a esse fim, que terão início dez minutos depois do final da respectiva prova.

 

Divulgação das classificações das provas de avaliação

As classificações de cada prova de avaliação são divulgadas até 10 dias após a realização da mesma e 3 dias (72 horas) antes da realização da prova de avaliação seguinte (escrita ou oral) à disciplina de Matemática Financeira. As classificações são divulgadas nesta página Web (ficheiro PDF, de acesso restrito, mediante palavra-passe a divulgar nas aulas) e, eventualmente, no painel do curso.

 

Consulta/reapreciação das provas de avaliação

Nos 5 dias úteis subsequentes à divulgação das classificações de cada prova escrita de avaliação, o aluno pode consultar a sua prova (sendo mesmo incentivado a fazê-lo) em horário a acordar com o docente. Se vier a justificar-se, proceder-se-á à reapreciação da prova.

 

1Aconselha-se a leitura atenta do Regulamento Pedagógico da ESTV, em especial o seu Cap. 2.

Voltar ao topo