Escola Superior de Tecnologia
e Gestão de Viseu
A melhor Escola para os melhores Alunos


 
Ajuda
 

Eduroam-guest:
 
A rede "eduroam-guest", com acesso livre, contém informação de acesso e configuração do cliente.

Login e Password:
 
Para aceder à rede wireless da ESTGV é necessária a autenticação do utilizador. Para isso, o utilizador deverá dispôr de uma conta de acesso à rede da ESTGV. As actuais contas de utilizadores poderão ser utilizadas normalmente, quer por professores, quer por alunos, quer por funcionários. As actuais contas de utilizador poderão ser posteriormente usadas para aceder a outra rede Wireless no âmbito do programa e-U.

Alunos: Todos os alunos da ESTGV deverão usar a sua conta do tipo estgvXXXXX@alunos.estgv.ipv.pt com a respectiva password. Nota: Onde está XXXXX deverá introduzir o seu número de aluno.
Recuperar ou Alterar Password: http://www.estgv.ipv.pt/wifi/auth/login.php

Docentes e Funcionários da ESTGV: Deverão usar a sua conta do tipo nome@estgv.ipv.pt, normalmente igual à sua conta de correio, com a respectiva password usada no dominio ESTGV (Atenção que pode não ser a mesma usada no e-mail).

Utilizadores de Instituições de Ensino externas: Para aceder à rede e-U deverá possuir uma conta da sua Instituição, que lhe permita acesso Wireless no âmbito do projecto e-U. Para qualquer questão adicional, pode contactar os Serviços de Informática da ESTGV.

 

Segui todos os passos anteriores mas não me consigo ligar ou autenticar na rede eduroam.

Resposta: Se a autenticação não for bem sucedida é muito provável que o seu sistema esteja infectado com malware (vírus ou spyware ) ou possua uma firewall incorrectamente configurada bloqueando o acesso. Verifique o seu sistema usando ferramentas anti-vírus e/ou anti-spyware e se necessário experimente desactivar temporariamente a sua firewall. Sugestões de alguns programas de anti-spyware gratuitos para uso pessoal:

  • MalwareBytes
  • Microsoft Security Essentials
  • Lavasoft Ad-aware Personal
  • Pergunta: Segui os passos todos descritos no manual mas não consigo aceder a páginas web externas à rede da ESTGV. Porquê?

    Resposta: Esta situação deve-se à configuração de proxy no seu explorador de internet (Internet Explorer, Firefox ou outro).

  • Se usa o Internet Explorer verifique no menu Ferramentas >> Opções da Internet >> Ligações >> Definições de LAN se a opção de Detectar definições automaticamente está activa. Se não estiver, active-a, confirme em OK e reinicie o Internet Explorer.
  • Se usa o Firefox verifique no menu Ferramentas >> Opções >> Avançado >> Rede >> Definições se a opção Detectar automaticamente as definições de proxy para esta rede está activa. Se não estiver, active-a, confirme em OK e reinicie o Firefox.
  • Pergunta: Uso o Windows XP com o Service Pack 2, no meu computador só tenho os separadores geral e avançadas. Não aparece o separador Redes sem fios. Como posso resolver este problema?

    Resposta: Esta situação deve-se à existência de uma aplicação que está a gerir a sua interface de redes sem fios, ao invés de ser o Windows a gerir a mesma. Para que o separador Redes sem fios apareça, terá de arrancar com o serviço Configuração Zero Sem-Fios. Para tal, feche todas as janelas e execute o seguinte comando (indo a Iniciar >> Executar): net start wzcsvc;.

    Pergunta: Após configurar a rede eduroam usando a aplicação (ou o manual) que está na página do Wireless [at] ESTGV, o meu portátil não se liga ou liga e desliga continuamente. Como posso resolver este problema?

    Resposta: Este problema deve-se ao facto de ter uma versão desactualizada do controlador da interface de rede sem fios. Actualize o seu computador através do Windows Update e verifique se tem actualizações de hardware disponiveis (estas são opcionais). Poderá também actualizar o controlador da sua interface de rede através da página web do fabricante.