Escola Superior de Tecnologia
e Gestão de Viseu
A melhor Escola para os melhores Alunos

 

Regulamento
 

  • A gestão da infra-estrutura de rede sem fios e-U/eduroam da ESTGV é da responsabilidade do Grupo e-U@estv/eduroam@estv) dos Serviços de Informática da ESTGV.
  • Todo o software cliente instalado, configuração e gestão do mesmo no acesso à rede sem fios é da responsabilidade do utilizador. São também acometidas a este todas as responsabilidades legais sobre a utilização do software e da infra-estrutura de rede.
  • Não é permitida a instalação de equipamentos Wi-Fi, nomeadamente pontos de acesso ou ligações ad-hoc com as normas 802.11, dentro do Campus sem o prévio conhecimento e autorização expressa do e-U@estv.
  • Não é permitido o acesso à rede sem fios da ESTGV através de outros meios, para além dos equipamentos de acesso (placas wireless) certificadas e aprovadas pela regulamentação em vigor.
  • Outros equipamentos a operarem na banda livre dos 2.4GHz, devem manter os seus efeitos confinados aos espaços de laboratório sob pena de influenciarem o funcionamento normal da rede e-U/eduroam.
  • A configuração IP dos computadores clientes da rede sem fios é feita dinamicamente pelo serviço de DHCP, não sendo permitida a sua configuração manual.
  • Rede Wireless [at] ESTGV
     

    Rede sem fios da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu Integrada na iniciativa Campus Virtual, a rede sem fios da ESTGV encontra-se em funcionamento desde Janeiro de 2003, cobre todos os espaços do Campus, permitindo uma mobilidade total dos seus utilizadores entre os vários edifícios e garantindo um acesso contínuo aos serviços disponibilizados.

    A rede sem fios, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu é uma extensão da rede de cablagem estruturada e sempre que possível fornecerá o mesmo tipo de serviços e privilégios. A rede é constituída por 31 pontos de acesso, distribuídos de forma a cobrir integralmente todos os espaços do Campus do Pólitecnico. Actualmente a mobilidade estende-se a nível nacional, disponibilizando o acesso transparente às redes sem fios das restantes instituições de ensino aderentes ao projecto.

    Cobertura
     

    e-U @ESTGV
    A e-U (universidade electrónica) é uma iniciativa lançada pelo Governo/UMIC que envolve Serviços, Conteúdos, Aplicações e Rede de Comunicações Móveis, para estudantes e professores do Ensino Superior, que incentiva e facilita a produção, acesso e a partilha de conhecimento. Podem ser obtidas mais informações sobre esta iniciativa em http://www.e-u.pt/.


    eduroam @ESTGV
    O eduroam (Education Roaming) é um projecto da TERENA, que tem por objectivo principal disponibilizar à comunidade académica Europeia um serviço de mobilidade entre campus Universitários. Neste âmbito a actual identificação da rede sem fios nacional, conhecida como "e-U", será substituída por uma nova identificação designada "eduroam". Com esta alteração todas as instituições de ensino superior passam a integrar uma rede europeia de estabelecimentos de ensino superior que fornecem mobilidade a todos os seus utilizadores. Podem ser obtidas mais informações sobre esta iniciativa em http://www.eduroam.org/ O site da iniciativa europeia/internacional www.eduroam.org/.


    Roaming:
    O roaming nacional da rede "e-U" será estendido a nível europeu com a integração na rede "eduroam". Cobertura de rede A rede sem fios da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu abrange actualmente os seguintes locais: Campus Politécnico


    Condições Técnicas:
    Placa de rede wi-fi (802.11b ou 802.11g), cliente 802.1x/WPA2/WPA2-Enterprise/TKIP

    Sistemas operativos clientes:
    Qualquer, desde que tenha suporte 802.1x/WPA2/WPA2-Enterprise/AES (PEAP Microsoft).

    Nota: eduroam and the eduroam logo are registered trademarks of the Trans-European Research and Educational Networking Association, TERENA.