Objetivos / Competências
1)Compreender o âmbito da Gestão Estratégica, situando-a em relação à Gestão Corrente de uma organização;
2)Compreender a importância da contínua adaptação das organizações à realidade contextual em que se inserem, procurando sempre, por outro lado, aproveitar as possibilidades de interação com essa mesma realidade;
3)Desenvolver conhecimentos técnicos e científicos sobre o processo de Planeamento Estratégico;
4)Desenvolver capacidades de pesquisa bibliográfica (e outras), trabalho em grupo e apresentação oral e escrita;
5)Executar todas as principais etapas de um processo de análise estratégica, recorrendo a técnicas e instrumentos conhecidos, adaptando-os às necessidades concretas da organização em causa;
6)Contribuir para a elaboração de um plano estratégico de uma organização;
Conteúdos programáticos resumidos
1.A Estratégia empresarial (conceitos e metodologia de abordagem)
1.1.Conceito de estratégia;
1.2.Níveis de estratégia;
1.3.Pensamento estratégico e planeamento estratégico
1.4.Gestão estratégica e planeamento estratégico
1.5.Gestão estratégica e gestão corrente.
2.Análise estratégica
2.1. Análise externa:
2.1.1 Níveis de envolvente externa;
2.1.2 Estrutura e atractividade sectoriais;
2.1.3 Factores críticos de sucesso.
2.2 Análise interna:
2.2.1 Recursos e competências;
2.2.2 Avaliação de recursos;
2.2.3 Dinâmica de custos;
2.2.4 Competências centrais
2.3 Adequação estratégica;
2.4 Análise SWOT
3.Formulação e conteúdo da Estratégia:
3.1 Visão e Missão
3.2 Objectivos estratégicos
3.3.Estratégia:
3.3.1 Produtos e mercados;
3.3.2 Vantagem competitiva;
3.3.3 Integração vertical;
3.3.4 Internacionalização;
3.3.5 Diversificação;
3.3.6 Desenvolvimento empresarial.
3.4 Modelo de plano estratégico.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Nas aulas teóricas são expostos os conceitos e apresentadas as metodologias a utilizar no desenvolvimento de cada ponto programático. Nas exposições recorre-se a exemplos ilustrativos concretos, em particular do meio empresarial nacional ou regional. O desenvolvimento de alguns dos temas favorece ainda a aplicação mista da exposição e do método interrogativo como forma de "construir" em conjunto as conclusões. A participação dos alunos é assegurada através de apresentações individuais na aula, abordando casos reais de empresas previamente selecionados, e que pressupõem alguma pesquisa.
Nas aulas teórico-práticas, para além de pontuais introduções teóricas aos temas feitas pelo docente, os grupos de trabalho desenvolvem as suas atividades tendo em vista a elaboração do trabalho final.
A avaliação reparte-se da seguinte forma: plano estratégico - 35%; outras atividades de grupo ou individuais - 20%, assiduidade e participação nas aulas - 10%, teste escrito individual - 35%.
Bibliografia resumida
ANTÓNIO, N., “Estratégia Organizacional – Do Posicionamento ao Movimento”, Lisboa, Edições Sílabo, Lda., 2006.
CARVALHO, J. e FILIPE, J., “Manual de Estratégia – Conceitos, Prática e Roteiro”, Lisboa, Edições Sílabo, Lda., 2006.
GRANT, Robert M., “Contemporary Strategic Management”, 9ª Ed., Malden MA USA, Blackwell Publishing, 2016.
HUFF, A. et al., “Strategic Management – Logic and Action”, Wiley, 2009.
Wheelen, Thomas L., Hunger, J. David, "Strategic Management and Business Policy", 11ª Edição, New York, Addison-Wesley Publishing Company Inc., 2012.
FREIRE, Adriano, "Estratégia - Sucesso em Portugal", Lisboa, Editorial Verbo, 1997.
SANTOS, A. J. Robalo, “Gestão Estratégica – Conceitos, Modelos e Instrumentos”, Lisboa, Escolar Editora, 2008.