Objetivos / Competências
A disciplina de Iniciação à Dissertação tem como principal objectivo proporcionar a integração do aluno relativamente ao trabalho individual de elaboração da Dissertação/Projecto/ou Estágio Final. Constituindo-se como elemento introdutório, pretende em concreto, facultar um conjunto de princípios e metodologias com vista à realização do Estado da Arte, bem como um necessário e adequado enquadramento na preparação de instrumentos com vista à realização de trabalhos de pesquisa, de ensaios experimentais ou projectos de cariz industrial.
Conteúdos programáticos resumidos
Seleção da área científica e do tema do trabalho a desenvolver (Sistemas Mecânicos e/ou Gestão Industrial), em concordância com as indicações prévias do responsável da U.C. e tendo em conta as áreas de investigação e/ou os trabalhos de estágio em entidades empresariais ou instituições disponibilizadas, em coordenação com os professores orientadores respectivos;
- Elaboração de um Plano de Trabalho (professor orientador), que envolva as tarefas relativas à Pesquisa Bibliográfica, ao desenvolvimento e/ou aplicação de modelo(s) e à obtenção, quantificação e análise de resultados, quer de cariz experimental, baseados em estudos de caso, ou ainda tomando por base uma realidade existente;
Apresentação de documento académico com: Introdução; Objetivos; Metodologia de Investigação; Estrutura do Trabalho-Tese; Estado da Arte/ou “ Tema” ou Estudo de Caso.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
A metodologia pedagógica consiste no acompanhamento tutorial nas horas de contacto, bem
como na exposição e esclarecimento de conteúdos específicos nas horas teórico-práticas.
Sempre que possível, procurar-se-à orientar os trabalhos desenvolvidos no sentido da área em que
o mestrando irá desenvolver o seu tema de dissertação no semestre seguinte.
A elaboração de um trabalho de síntese, original, limitado a um número máximo de dez páginas,
em formato de artigo científico, sob um template previamente definido, escrito em inglês, constitui a base de avaliação.
Bibliografia resumida
Não se aplica.