Objetivos / Competências
Esta unidade curricular é a síntese de conhecimentos e competências adquiridas durante o Mestrado em Finanças Empresariais e para a qual as demais unidades concorrem. Tal objetivo pode ser alcançado através da realização de um Projeto ou estágio. Os mestrandos terão de identificar um problema que deverá ser apreciado nas diversas vertentes disciplinares, formalizado numa proposta de Projeto ou Estágio que terá de ser apresentado em aula, numa sessão dedicada. Uma vez aceite esta proposta, o aluno dará continuidade ao trabalho no 1º semestre do 2º, que deverão culminar com a discussão pública da proposta de solução ou soluções para o problema estudado.
Conteúdos programáticos resumidos
Dando ênfase às abordagens qualitativas e quantitativas, privilegia-se o desenvolvimento de competências que permitam desenhar planos de investigação coerentes e avaliar criticamente desenhos de investigação propostos por outros investigadores. São assim cobertos os seguintes tópicos genéricos: a construção do projeto de investigação, a identificação e discussão dos objetivos e de um quadro conceptual, os contornos e os limites da revisão da literatura, as metodologias de pesquisa, a apresentação do projeto ante um júri. Em alternativa pode ser desenvolvida uma proposta de Estágio de temática financeira, de aplicação em contexto empresarial real dos conhecimentos e competências adquiridas ao longo do Mestrado.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
A avaliação é realizada através da apresentação e discussão de dois trabalhos: um realizado em grupo (com um peso de 35%) e outro de índole individual (65%) sobre a proposta de Projeto ou Estágio.
Bibliografia resumida
Bibliografia base:
- Bryman, A., & Bell, E. (2011), Business Research Methods, 3Ed. Oxford university press.
- Cargill, M., & O'Connor, P. (2013), Writing scientific research articles: strategy and steps, 2nd Edition, John Wiley & Sons.
- Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.) (2011), The SAGE handbook of qualitative research. Sage.
- Saunders, M. N., Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2011), Research methods for business students, 5 Edicion. Pearson Education India.
Nota: para cada temática é indicada bibliografia específica