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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 201516
Unidade Curricular Patologia e Reabilitação de Edifícios
Código1016
Departamento/área responsávelDepartamento de Engenharia Civil
Área cientificaEngenharia Civil
ECTS5
Ano curricular1
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Manuel António Pinto da Silva Amaral
Frequência como disciplina isolada?Sim
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
19,5 39 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
132,5

Objetivos / Competências

A unidade curricular de Patologia e Reabilitação de Edifícios tem como objetivos a atingir pelos alunos:
- a aquisição de conhecimentos técnico-científicos no domínio da Humidade na Construção e Patologia e Reabilitação de elementos de construção não estruturais de edifícios recentes (edifícios com estrutura de betão armado), tais como alvenarias, revestimentos, coberturas, pavimentos, bem como o conhecimento dos fenómenos físicos que lhe estão associados;
- a elaboração de projetos nessas áreas satisfazendo as exigências, normativas, regulamentares e padrões de qualidade.

Conteúdos programáticos resumidos

O programa da unidade curricular de Patologia e Reabilitação de Edifícios contém os seguintes capítulos:

I – Humidade na Construção
Formas de manifestação da humidade: humidade de construção, do terreno, de precipitação/infiltração, de condensação (condensações superficiais e internas), devida a fenómenos de higroscopicidade e devida a causas fortuitas. O efeito da humidade nos materiais de construção; Humidade de condensação; Humidade ascensional.

II – Patologia da Construção
Patologias de alvenarias de tijolos/blocos; Patologias de revestimentos de ligantes hidráulicos e de gesso, ETICS, cerâmicos aderentes e pétreos naturais; Patologias de revestimentos de coberturas inclinadas e em terraço (membranas não fixadas mecanicamente); Análise de casos.

III – Reabilitação de Edifícios
O problema da reabilitação de edifícios; Metodologia para elaboração de projetos de reabilitação; Tecnologias de reabilitação; Apreciação da durabilidade das técnicas de reabilitação.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

As estratégias pedagógicas adotadas: - método expositivo nas aulas teóricas com utilização do quadro, retroprojetor e videoprojetor; - incentivo à intervenção permanente dos alunos na colocação de questões pertinentes relativas às matérias teórico/teórico-práticas abordadas; - apresentação de casos de estudo; - apoio aos alunos, nomeadamente no horário tutorial; - utilização da plataforma de e-learning para a disponibilização do material de apoio e para a divulgação das atividades relacionadas com a unidade curricular. Os critérios de avaliação são os seguintes: - frequência + exame: 6,0 valores cada (nota mínima: 50 %); - 1 trabalho individual obrigatório sobre um diagnóstico e manutenção/reabilitação de uma patologia da construção, a selecionar pelo aluno: 5,0 valores; - 2 mini-testes facultativos: 1,5 valores cada.

Bibliografia resumida

Seleção da bibliografia:
- “Apresentações” de cada capítulo elaboradas pelo docente;
- Henrique, F., Humidade em paredes, CED 1, LNEC, 1994. (692 HEN)
- Silva, M.; Abrantes, V., Patologia em paredes de alvenaria: causas e soluções, Seminário Paredes de Alvenaria, LNEC, 2007. (693 SEM)
- Lopes, T., Fenómenos de pré-patologia em manutenção de edifícios. Aplicação ao revestimento ETICS, Tese de Mestrado, FEUP, 2005.
- Lucas, J., Anomalias em revestimentos cerâmicos colados, ITMC 28, LNEC, 2001. (692 LUC)
- Veiga, M.; Malanho, S., Revestimentos de pedra natural. Metodologia de diagnóstico e reparação de anomalias, 3.º PATORREB, FEUP, 2009.
- Rocha, P., Anomalias em coberturas de terraço e inclinadas, Tese de Mestrado, IST, 2008.
- DGGE / IP-3E, Reabilitação energética da envolvente de edifícios residenciais, 2004. (69 REA)
- Paiva, J.; Aguiar, J.; Pinho, A., Guia Técnico de reabilitação habitacional, NS 108, LNEC,2006. (692 GUI)

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