Objetivos / Competências
A unidade curricular pretende dotar o estudante de conhecimentos da química da troposfera. A unidade curricular aborda os fundamentos da fotoquímica, da cinética das reações e mecanismos dos sistemas atmosféricos. O estudante deverá obter conhecimentos que lhe permitam compreender e explicar a formação da poluição fotoquímica da troposfera.
A unidade curricular tem também como objectivo familiarizar os estudantes com métodos normalizados para a determinação de poluentes atmosféricos.
O estudante adquire competências no âmbito da avaliação da qualidade do ar, compreendendo os fenómenos que condicionam a qualidade do ar na troposfera e os métodos fisíco-químicos existentes para a determinação de poluentes atmosféricos.
Conteúdos programáticos resumidos
Reações Fotoquímicas e Cinética Química. Fluxo Radiativo na Atmosfera. Coeficiente de absorção. Secção Transversal de Absorção. Fluxo Actínico. Fotoquímica Atmosférica. Cinética Química.
Química da Troposfera. Ciclo Fotoquímico Básico de NO2, NO e O3. Química dos Radicais Atmosféricos. Reações dos Hidrocarbonetos na Atmosfera. Óxidos de Azoto na Troposfera. Ozono na Troposfera.
Técnicas de Avaliação da Qualidade do Ar Ambiente. Inventários. Modelação. Monitorização.
Determinação da concentração de NO2 no ar ambiente.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
A metodologia de ensino é centrada no trabalho do estudante. Ao estudante é exigida a realização de trabalhos/estudos que são efetuados parcialmente na aula com supervisão, sendo concluídos autonomamente pelo estudante. O docente está em permanência na sala de aula sugerindo estratégias para a realização dos trabalhos e esclarecendo dúvidas. O estudante realiza trabalhos em grupo e trabalhos individuais.
Durante as aulas são também expostos temas teóricos pelo docente e discutidos com os alunos.
A avaliação é realizada através dos trabalhos práticos (com um peso de 60%) e do exame escrito (com um peso de 40%). A classificação final é obtida através de uma média ponderada das duas componentes. O estudante para ter aprovação tem de obter uma classificação igual ou superior a 10 valores, numa escala de 0 a 20 valores, em cada componente.
Bibliografia resumida
Filayson – Pitts B., Pitts J. N. (2000), “Chemistry of the upper and lower atmosphere: theory, experiments, and applications”, Academic Press.
EN 14211:2012. Ambient air quality — Standard method for the measurement of the concentration of nitrogen dioxide and nitrogen monoxide by chemiluminescence.
ISO 10473:2000. Ambient air -- Measurement of the mass of particulate matter on a filter medium - Beta-ray absorption method.
EN 14625:2012 - Ambient air - Standard method for the measurement of the concentration of ozone by ultraviolet photometry.
Seinfeld J., Pandis S. N. (1998), “Atmospheric Chemistry and Physics. From air Pollution to Climate Change”, J. Wiley.
Warneck P. (1999), “Chemistry of the Natural Atmosphere”, Academic Press.