Objetivos / Competências
-Conhecer as várias teorias de gestão e empreendedorismo e as suas interligações;
-Perceber e avaliar os diferentes factores que influenciam a inovação;
-Fomentar a capacidade para gerir o risco e desenvolver um plano de negócios onde se reflictam os diferentes processos de inovação e de empreendedorismo;
-Gerir o processo de inserção das inovações nos produtos e a melhoria da consequente oferta no mercado.
Conteúdos programáticos resumidos
1. A gestão e o empreendedorismo.
2. A evolução do pensamento em gestão.
3. A empresa como sistema de funções.
4. Empreendedorismo e competitividade.
5. O empreendedorismo e a inovação.
6. A inovação organizacional e a cultura organizacional inovadora.
7. A aprendizagem e a inovação.
8. A inovação na perspectiva da empresa.
9. Interligações Tecnologia / Produto e serviço / Mercado.
10. Processo de desenvolvimento de produtos e sua organização.
11. Gestão de risco.
12. Análise económica e fontes de financiamento.
13. Aspectos legais associados à criação de empresas.
14. Plano de negócios.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
As aulas teóricas são divididas em duas partes, correspondendo a primeira a 80% da aula e a segunda a 20%. Na segunda parte de cada aula o docente disponibiliza informação e fornece orientações genéricas para que os alunos possam efectuar um estudo inicial do assunto a abordar na aula teórica seguinte. A primeira parte de cada aula teórica é destinada à apresentação e discussão do assunto proposto na aula anterior.
A avaliação dos alunos tem três componentes:
- prova escrita: 50%;
- trabalho prático (a entregar até ao dia da primeira prova escrita da disciplina): 40%;
- assistência e participação nas aulas: 10%.
Em cada componente da avaliação o aluno tem de ter nota mínima de 9,5 valores numa escala 0-20. O aluno é aprovado se obtiver uma classificação global final, de acordo com os factores de ponderação, superior a 9,5 valores.
Bibliografia resumida
•Aidis, R. & Welter F. (2008). Innovation and entrepreneurship: Successful start-ups and businesses emerging economies. London: Edgar Elgar Publishing.
•Cagan, J. & Craig V. (2002). Creating Breakthrough Products. New York: Financial Times Prentice Hall.
•Drucker, P. F. (2006). Innovation and Entrepreneurship. New York: HarperBusiness.
•Esperança, J. P. & Matias, F. (2009). Finanças empresariais. (2ªed.). Alfragide: Texto Editores, Lda.
•Grant, Robert M. (2009). Contemporarystrategic management, (7ª ed.) Malden MA USA: Blackwell Publishing.
•McCraw, Thomas K. (2007). Prophet of Innovation: Joseph Schumpeter and Creative Destruction. Cambridge, Mass.: The Belknap Press of Harvard University Press.
•Rogers, E. M. & Everett R. (2003). Diffusion of innovations (5th Ed.). London: Free Press.
•Ulrich, K. T. & Eppinger, S. D. (2004). Product Design & Development. (3rd Ed.). London: McGraw-Hill/Irwin.