Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Fevereiro 2024 »
D S T Q Q S S
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Estatística Aplicada ao Marketing
Código1053
Departamento/área responsávelDepartamento de Gestão
Área cientificaMatemática
ECTS5
Ano curricular1
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Carla Manuela Ribeiro Henriques
Frequência como disciplina isolada?Não
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
19,5 39 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
132,5

Objetivos / Competências

Esta unidade curricular tem como objetivo geral dotar os alunos dos conhecimentos e das competências básicas no domínio da estatística, particularmente nos fundamentos da estatística e nas ferramentas mais comuns na análise de casos de estudo em Marketing. De um modo geral, pretende-se desenvolver no aluno uma compreensão intuitiva da estatística e do raciocínio estatístico e prepará-lo para que seja capaz de participar de forma contributiva na realização de estudos estatísticos que envolvam tratamento estatístico dos dados e interpretação de resultados, se necessário, aprofundando o conhecimento nesta área. No final desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de organizar, representar e sumariar a informação contida num conjunto de dados, de modo a evidenciar aspetos relevantes no contexto do caso em estudo. Deve ainda saber usar adequadamente técnicas de inferência estatística. Pretende-se também que o aluno adquira prática na resolução de problemas com recurso a software.

Conteúdos programáticos resumidos

Introdução e Fases Preliminares da Pesquisa de Marketing
1. Introdução à Pesquisa de Marketing
2. Definição do Problema e Desenvolvimento da Pesquisa de Marketing
Desenho e Formulação da Pesquisa de Marketing
3. Desenho da Pesquisa de Marketing
4. Desenho da Pesquisa Exploratória: dados secundários e sindicados
5. Desenho da Pesquisa Exploratória: pesquisa qualitativa
6. Desenho da Pesquisa Descritiva: inquérito e observação
7. Desenho da Pesquisa Causal: experimentação
8. Medidas e Escalas: fundamentos e escalas comparativas
9. Medidas e Escalas: técnicas de escalas não comparativas
10. Desenho e Forma do Questionário
11. Amostragem: desenho e procedimentos
12. Amostragem: determinação da amostra
Recolha e Preparação dos Dados
13. Preparação dos Dados
Análise Estatística de Dados.
14. Distribuição das Frequências e Teste de Hipóteses
15. Modelo Logit
16. Análise Fatorial
17. Análise Clusters
Recolha e Preparação dos Dados e Relatório
Apresentação do Relatório

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Nas aulas teórico-práticas, apresentam-se os principais conceitos e metodologias no âmbito dos Estudos de Mercado. Nas aulas de prática laboratorial a metodologia assenta no conceito “hands-on”, isto é, aprender fazendo. Método de Avaliação: A avaliação dos conhecimentos é feita nomeadamente atravás da exploração e uso das ferramentas no ambito do Estudo de Mercado (EM). A avaliação por exame será só para casos excecionais, tais como trabalhadores estudantes. Os trabalhadores estudantes poderão escolher a avaliação contínua se, antecipadamente, fizerem o pedido ao(s) docente(s) da uc e aí permanecerem até ao final do periodo letivo. Componetes de avaliação: EM - Estudo de Mercado PE - Prova Escrita P - Participação presencial e desenvolvimento de tarefas individuais ou em grupo Métodos de avaliação: 1. Avaliação Contínua: 50%[EM] +40%[PE] + 10%[P] 2. Avaliação Regime de Exame: 50%[EM] +50%[PE]

Bibliografia resumida

Principal
Malhotra, N. K. (2019). Marketing Research: an applied orientation (7th ed.). Upper River, NJ: Pearson
Maroco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics (7.ª Edição). Lisboa: Report Number.

Oferta Formativa

Candidaturas

Matrículas - Concurso
Nacional de Acesso

Matrículas - Concurso
Especial Vias
Profissionalizantes

Inscrições Letivas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook / Instagram

ESTGV no Facebook ESTGV no Instagram
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior