Objetivos / Competências
Esta unidade curricular pretende dotar os alunos de competências no âmbito da produção renovável de eletricidade, particularmente no que se refere a unidades ligadas às redes de média e de alta tensão.
Competências a adquirir:
a) Enquadrar a produção distribuída de eletricidade no âmbito da problemática ambiental e na política energética Portuguesa e Europeia
b) Operar e manter unidades de produção distribuída ligadas às redes de média e alta tensão
c) Interpretar esquemas eléctricos e definir planos de manutenção para unidades de produção distribuída
d) Integrar equipas de projeto e dimensionamento de unidades de produção distribuída
e) Compreender e atuar no sentido de mitigar os problemas inerentes à integração da produção distribuída nas redes eléctricas
Conteúdos programáticos resumidos
1.Energia e Ambiente
Questões ambientais
Produção convencional e produção distribuída de energia
Legislação aplicável e remuneração da produção distribuída de eletricidade em Portugal
2.Energia Eólica
Potencial eólico
Princípios da conversão da energia eólica em eletricidade
Geradores eólicos
3.Energia hídrica
Princípios da conversão da energia hídrica em eletricidade
Tipos de turbinas, geradores eléctricos e de aproveitamentos
Critérios básicos de projeto
4.Energia da biomassa
Conceitos, tecnologias e equipamentos na conversão da energia da biomassa em eletricidade
5.Energia das ondas e das marés
Conceitos, tecnologias e equipamentos na conversão da energia das ondas e das marés em eletricidade
6.Operação e manutenção de centrais eléctricas
Turbinas, Geradores, Equipamentos
Exploração(esquemas eléctricos)
7.Impactos da integração técnica da produção distribuída nas redes
8.Dimensionamento dos ramais de ligação da produção distribuída
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
As aulas teóricas serão divididas em duas partes, correspondendo a primeira a 85% da aula e a segunda a 15%. Na segunda parte de cada aula o docente disponibilizará informação e fornecerá orientações genéricas para que os alunos possam efectuar um estudo inicial do assunto a abordar na aula teórica seguinte. A primeira parte de cada aula teórica será destinada à apresentação e discussão do assunto proposto na aula anterior.
Nas aulas práticas os alunos serão convidados a resolver alguns problemas práticos formulados pelo docente. Parte destas aulas será dedicada à execução/acompanhamento de um trabalho prático que constitui parte da avaliação final do aluno.
A avaliação dos alunos terá duas componentes:
- prova escrita - 50%
- trabalho prático - 50%
Em cada componente da avaliação o aluno terá de ter nota mínima de 9,5 valores numa escala 0-20. O aluno será aprovado se obtiver uma classificação final superior a 9,5 valores.
Bibliografia resumida
Mukund R. Patel, “Wind and Solar Power Systems”, Taylor & Francis, 2006 (Cota ESTGV - 621.31 PAT)
Karni, Shlomo, “Analysis of electrical networks/ Shlomo Karni . - Singapore: John Wiley, 1986 (Cota ESTGV - 621.3.04 KAR ANA)
Scott A. Spiewak, Larry Weiss, “Cogeneration & Small Power Production Manual”, The Fairmont Press, Inc, 1997 (Cota ESTGV - 620.9 SPI)
Ackermann T, “Wind Power in Power Systems”, Willey, January 2005, (Cota ESTGV - 621.31 WIN)
Eutsche Gesellschaft Für Sonnenenergie, “Planning and installing photovoltaic systems: a guide for installers, architects, and engineers”, Deutsche Gesellschaft für Sonnenenergie . - 2nd ed . - London: Earthscan, 2008 (Cota ESTGV 620.9 PLA)
Alerich, W. N., Keljik J. “Electricity 3: Power generation and delivery” 7th ed . - Australia: Delmar, 2001 (Cota ESTGV: 621.313 ALE)