Objetivos / Competências
A - Aprofundar e aprender de conceitos básicos para a compreensão dos mecanismos, regras e leis pelas quais se regem os "acontecimentos" na área da engenharia electrotécnica.
B – Capacidade de observação critica.
C - Capacidade para relacionar as transformações físicas com as suas causas.
D - Capacidade para estruturar informação atribuindo-lhe um encadeamento lógico com rigor científico.
E - Capacidade de dedução lógica, partindo de premissas claras e bem definidas.
F – Capacidade de raciocínio na procura de soluções perante novos problemas.
G- Visão da aplicabilidade das leis da Mecânica Física no campo da Engenharia Eletrotécnica.
H - Capacidade de prever o comportamento de sistemas de corpos e partículas à luz das leis da mecânica clássica.
Conteúdos programáticos resumidos
1 - Cálculo vectorial; Operações elementares com vectores;projeções.
2 - Leis de Newton; movimento no plano;Conservação do momento linear;Componentes normal e tangencial de uma força;
3 - Dinâmica da translação; a natureza das forças;Forças dependentes do tempo; A equação do movimento;
4- Conservação de Energia;Forças dependentes da posição;Trabalho e energia;Princípio de conservação de energia; colisões; aplicações;
5 - Dinâmica da rotação; Movimento de um corpo rígido;Centro de massa;Rotação em torno dum eixo de simetria;momento de uma força; momento de inércia;momento angular; principio de conservação do momento angular;energia cinética de rotação;
6 - Equilíbrio de sólidos;condições de equilibrio;
7 – Movimento harmónico simples (MHS;modelos físicos para o estudo do movimento harmónico simples;Paralelismo com o movimento circular; fasor; a equação do movimento;Energia do oscilador harmónico; sobreposição de dois movimentos harmónicos.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Nas aulas teóricas, o método de ensino é composto por duas partes, uma de exposição teórica e outra de consolidação do conhecimento através de simulação de aplicações práticas.
Por razões de contexto pandemónico - Covid-19, as aulas Teóricas são lecionadas remotamente recorrendo a plataforma de comunicação à distância.
Recorre-se a meios informáticos de apoio à exposição, numa interação com os alunos.
Nas aulas teórico-práticas são equacionados problemas e propostas resoluções.
Avaliação:
Época Normal -> Testes escritos, ao longo do semestre, constituindo a avaliação contínua,(AC) em que o aluno deverá obter classificação mínima de 10 valores em 20.
Prova de avaliação escrita, PE (época normal) em que o aluno deve obter uma classificação de 10 valores em 20.
Época de Recurso, Especial e outras -> Prova escrita com classificação mínima de 10 valores em 20.
Bibliografia resumida
Fishbane,Gasiorowicz,Thornton - Physics for scientists and Engineers
Physics for scientists and engineers / Paul M. Fishbane, Stephen Gasiorowicz, Stephen T. Thornton
Publicação: New Jersey : Prentice Hall Upper Saddle River, cop.1996
[53 FIS PHY].
Física : um curso universitário / Marcelo Alonso, Edward J. Finn
Publicação: São Paulo : Edward Blucher, 1972
[53 ALO FIS] (2).
Physics for scientists & engineers with modern physics / Raymond A. Serway
Edição: 4th ed
Publicação: Philadelphia : Saunders College Publishing, cop. 1996
[53 SER PHY].
Mclean, W.G., Nelson E.W. - Mecânica - Colecção Schaum,
Publicação: Sao Paulo : Mcgraw-Hill, 1972
Coleção: Coleçao Schâum.
Eisberg, Robert M.;Lener, Lawrence S. - Física : Fundamentos e aplicações
Publicação: São Paulo : McGraw-Hill, cop. 1983
Descrição: 4 vol. : il