Objetivos / Competências
Recordando alguns fundamentos da Estatística, pretende-se apresentar as ferramentas usuais de análise de dados, de modo a que seja adquirida uma compreensão intuitiva dessas mesmas ferramentas e ao mesmo tempo treino na sua aplicação através de software apropriado.
O aluno deverá saber utilizar e conjugar as ferramentas estatísticas abordadas na procura de respostas a problemas concretos dentro da sua área de atividade. Em particular, o aluno deverá ser capaz de especificar e analisar um modelo econométrico para explicar uma determinada variável económica/financeira, tendo por base uma amostra. Os conhecimentos e o treino adquiridos deverão ainda:
-capacitar o aluno para a compreensão e interpretação de resultados de análises estatísticas feitas no âmbito de algum trabalho de investigação (eg artigos, palestras);
-proporcionar uma familiarização com as técnicas estatísticas que permita ao aluno estudar facilmente temas não abordados e que o ajudem a resolver problemas concretos.
Conteúdos programáticos resumidos
Breve revisão da Estatística Descritiva, Variáveis aleatórias e Distribuições de Probabilidade (Tabelas e gráficos; medidas de localização e dispersão; variáveis aleatórias; principais distribuições de probabilidade); Estimação Pontual e Intervalar (Estimação dos parâmetros usuais); Testes de Hipóteses (Testes de hipóteses paramétricos aos parâmetros usuais; testes não paramétricos); Análise de Regressão Linear Simples e Múltipla e Análise de Correlação (Estimação pelo método dos mínimos quadrados; qualidade de ajustamento; análise de resíduos; testes sobre os coeficientes e sobre a qualidade global do modelo; métodos de seleção de variáveis explicativas); Outros Modelos de Regressão (Modelo Logit, Modelo Probit, Modelos para dados em painel); Análise de Componentes Principais e Análise Fatorial (Objetivos; adequabilidade dos dados; interpretação das componentes principais/fatores; rotação dos fatores); Aplicações em SPSS e Stata.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
As técnicas estatísticas são apresentadas com recurso a exemplos elucidativos, conduzindo o aluno à compreensão das técnicas através da sua aplicação (a busca de uma resposta para um problema concreto é em geral uma forte motivação para a compreensão da ferramenta que lhe pode dar resposta). Depois de obtida essa compreensão, o que pressupõe a apresentação dos fundamentos, outros problemas serão apresentados e resolvidos na aula, com recurso a software estatístico apropriado.
Durante as aulas o aluno é incentivado a participar.
A avaliação compreende uma prova escrita (PE) e trabalhos práticos (de grupo/individuais) (TP). A ponderação da classificação em TP está sujeita a uma nota mínima de 9 valores em PE, sendo, neste caso, o peso para TP de 30% e para PE de 70%. A classificação de cada aluno no trabalho de grupo poderá ter em conta a defesa do trabalho. Uma classificação final superior a 17 valores terá de ser defendida em prova oral.
Bibliografia resumida
Cameron, A.C., Trivedi, P. K. (2010). Microeconometrics using stata (revised edition). Texas: College Station: A Stata Press Publication.
Guimarães, R. C. e Cabral, J. A. S. (2010). Estatística, Verlag Dashofer.
Hill, R. C., Griffiths, W. E., Lim, G. C. (2012). Principles of Econometrics (4th edition). Jonh Wiley & Sons (ESTGV 330 HIL)
Maroco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics. Lisboa: Report Number.
Pedrosa, A. C. e Gama, S. M. A. (2016). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto Editora.
Pereira, A. & Patrício, T. (2013). Guia Prático de utilização do SPSS: Análise de Dados para as Ciências Sociais e Psicologia: Lisboa: Sílabo
Wooldridge, J.M. (2013). Introductory econometrics: A modern approach (5th edition). Cengage Learning
Conjunto de slides, fichas de trabalho, notas explicativas, etc, produzidos pela docente (ou em colaboração com outros docentes) disponibilizados na plataforma moodle.