Objetivos / Competências
1. Fomentar o espírito empreendedor e inovador como atitude de fazer as coisas.
2. Desenvolver ideias inovadoras de negócio, como resposta às oportunidades do mercado.
3. Preparar os alunos para uma intervenção como potenciais criadores do seu negócio.
Conteúdos programáticos resumidos
1. O empreendedorismo e a sua importância no contexto atual.
2. O empreendedor, as formas e o processo de empreendedorismo.
3. Da ideia ao negócio (avaliação da ideia e proposta de valor).
4. O Plano de Negócio.
5. A operacionalização (start-up).
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
A metodologia assenta numa lógica de workshop, subjacente à metodologia de "aprender fazendo", sendo utilizados os métodos expositivo e interrogativo, apoiados em meios audiovisuais e no uso de métodos ativos de comunicação: brainstorming, demonstração, etc.
Sempre que adequado, são desenvolvidos temas sob a forma de seminários, com a participação de empresários, quadros ou especialistas.
No trabalho em grupo privilegia-se a constituição de equipas tendo em vista o desenvolvimento de ideias de negócio que possam ser candidatas a concursos de ideias de negócio, como o POLIEMPREENDE.
A avaliação é feita em avaliação contínua, sendo considerados os seguintes elementos, com as ponderações indicadas: Assiduidade e participação ativa nas aulas, seminários e outras atividades (20%); Trabalho em grupo (máximo 4 alunos), com relatório escrito e apresentação individual em aula (40%); Exame escrito individual (40%).
Bibliografia resumida
Buchanan, C. et al. (2013). A alma do negócio - Um guia para os empreendedores em Portugal. Lisboa: Editora Sabedoria Alternativa.
Câmara. A. (2009). Voando com os pés na Terra. Lisboa: Bertrand Editora.
Ferreira, M., Santos, J e Serra, F. (2010). Ser empreendedor - Pensar, criar e moldar a nova empresa, (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, Lda.
Sarkar, S. (2007). Empreendedorismo e Inovação. Lisboa: Escolar Editora.