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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Branding
Código1186
Departamento/área responsávelDepartamento de Gestão
Área cientificaMarketing
ECTS4
Ano curricular2
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Suzanne Fonseca Amaro
Nuno Filipe Esteves Videira
Frequência como disciplina isolada?Não
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 19,5 19,5 - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
106

Objetivos / Competências

Após a conclusão desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
1. Reconhecer a importância das marcas e os elementos que constituem uma marca forte
2. Compreender o processo de identidade da marca e todas as suas fases: desde a realização de pesquisas, clarificação da estratégia, criação da marca e criar pontos de contato para chegar a um público definido
3. Criar um manual da marca com o processo, padrões e diretrizes de uma forte identidade de marca
4. Analisar casos da vida real com casos de sucessos e fracassos da marca
5. Avaliar a notoriedade de uma marca


Competências a desenvolver:
Tomar decisões, recolher e processar informação, analisar e interpretar informação, desenvolver a criatividade e a apresentação, trabalhar em grupo, organizar tarefas e recursos e melhorar a utilização das tecnologias de informação.


Conteúdos programáticos resumidos

1 – As Marcas e conceitos de Marca
2 – Os elementos da Marca
3 - O posicionamento das marcas
4 – O valor da Marca
5 – A notoriedade da Marca e a lealdade
6 – Brand Love e Brand Hate
7 – Novas marcas e extensões da Marca
8 – Rebranding e Co-Branding
9– O Branding Online
10 – A identidade da Marca
10.1. Ideais e elementos da identidade da marca
10.2. Clarificação da estratégia, Desenho da identidade e pontos de contacto
10.3. As melhores práticas
10.4 O manual de identidade e os elementos que o compõem

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

O processo de ensino/aprendizagem é organizado com base em sessões teórico-práticas e sessões de prática laboratorial. A avaliação é feita das seguintes formas: Avaliação Contínua Componente Teórica Prática: - Trabalho Teórico-Prático: 20% Componente Prática-Laboratorial: -Tarefas individuais e de grupo realizados em prática laboratorial (inclui produção do Manual de Identidade "Mark´iT"): 30% - Frequência: 40% - Atitude Aluno: 10% Nota: Para obter aprovação por avaliação contínua, o aluno terá que ter no mínimo 9,5 valores na componente de prática laboratorial e teórico-prática e nota mínima de 8,5 na frequência. Avaliação por Exame (Normal, Recurso, Extraordinária ou Especial) - Trabalho Teórico-Prático (definido durante o semestre): 20% - Exame (incluiu parte teórica e prática -mini manual de identidade): 80% Nota: Para obter aprovação por exame, o aluno terá de ter no mínimo 9,5 valores na componente de prática laboratorial e nota mínima de 9,5 na frequência.

Bibliografia resumida

Principal

Elliott, R. H., Percy, L., & Pervan, S. (2018). Strategic brand management (4th ed.). Oxford, United Kingdom: Oxford University Press. [659/.4 ROS]
Faulkner, A. & Chavez, C. (2017). Adobe Photoshop CC classroom in a book: The official training workbook from Adobe. San Francisco: Adobe Press.
Keller, K. L. (2013). Strategic Brand Management: Building, Measuring and Managing Brand Equity (4th ed.). Essex: Pearson. [ESTGL: 658 KEL STR]
Lencastre, P. (2007). O Livro da Marca. Alfragide: Dom Quixote. [659/.4 LIV]
Wheeler, A. (2017). Designing brand identity: an essential guide for the whole branding team (5th ed.). Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc. [659/.4 WHE]
Wood, B. (2017). Adobe Illustrator CC 2017: Classroom in a book: The official training workbook from Adobe. San Francisco: Adobe Press.

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