Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Fevereiro 2024 »
D S T Q Q S S
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Publicidade
Código1187
Departamento/área responsávelDepartamento de Gestão
Área cientificaMarketing
ECTS5
Ano curricular2
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Bruno Emanuel Morgado Ferreira
Nuno Filipe Esteves Videira
Frequência como disciplina isolada?Não
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 19,5 39 - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
132,5

Objetivos / Competências

Pretende-se com a unidade curricular de Publicidade, que o aluno:
- seja capaz de compreender os conceitos relacionados com a Publicidade no contexto da política de comunicação de uma empresa/instituição;
- desenvolva programas de publicidade para um produto ou serviço no enquadramento do mix da comunicação de uma empresa/instituição;
- idealize soluções gráficas eficazes em termos dos objetivos da Publicidade;
- adquira competências na utilização de ferramentas informáticas para a criação e manipulação de elementos gráficos a utilizar num programa de Publicidade;
- desenvolva a competência crítica para a utilização criteriosa das capacidades técnicas adquiridas.

Conteúdos programáticos resumidos

I. Estratégia Publicitária
1. Definições, atuação e papel na compra/consumo
2. Publicidade e Mix de Comunicação
2.1. Marketing, Comunicação e Pub.
2.2. Os vários tipos de Pub.
2.3. Atitudes e regulamentação da Pub.
3. Desenvolvimento de Programas Publicitários
3.1. Objetivos e alvos
3.2. Briefing
3.3. Conceção da campanha
3.4. Mensagens
3.5. Suportes
3.6. Orçamento e avaliação
II. Operacionalização Publicitária
1. Técnicas de composição gráfica em software de edição vetorial
2. Princípios da composição gráfica
3. Princípios para a utilização de tipografia
4. Princípios básicos de enquadramento em fotografia
5. Parâmetros básicos para a captura fotográfica
6. Técnicas de correção de imagens fotográficas em software de processamento de imagem
7. Utilização de esquemas de cor
8. Adaptação aos modelos de cor em função do suporte
9. Preparação de produtos gráficos para a impressão

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

As aulas serão em sessões teórico-práticas e sessões de prática laboratorial. Avaliação: 1. Avaliação Contínua [AC]: - Trabalhos individuais e de grupo realizados em prática laboratorial: 70% - Trabalhos individuais em teórico-pratica: 30% Nota: Para obter aprovação por avaliação contínua o aluno terá de ter no mínimo 9,5 valores na componente de prática laboratorial e nota mínima de 8,5 valores na teórico-prática. 2. Avaliação em Época de Recurso, Especial ou Extraordinária: - Exame (inclui parte teórica e prática): 100%

Bibliografia resumida

Ambrose, G., & Harris, P. (2008). The production manual : a graphic design handbook. Lausanne : AVA Book. [74 AMB]
Faulkner, A. & Chavez, C. (2017). Adobe Photoshop CC classroom in a book: The official training workbook from Adobe. San Francisco : Adobe Press.
Lendrevie, J., Baynast, A., Emprin, C., Rodrigues, J.V., & Dionísio, P. (2010). Publicitor - Comunicação 360º online offline. Alfragide: Dom Quixote [659.4 PUB]
Lindon, D; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P.; & Rodrigues, J. (2018). Mercator 25 anos: O Marketing na Era Digital. Lisboa: Publicações D.Quixote. (ESTGV: edição de 2011 - 658.8 MER)
Powell, H., Hardy, J., & Macrury, I. (2018). The Advertising Handbook. London: Taylor & Francis.
Wood, B. (2017). Adobe Illustrator CC 2017 : Classroom in a book : The official training workbook from Adobe. San Francisco : Adobe Press.
Yakob, F. (2015). Paid Attention: Innovative Advertising for a Digital World. London: Kogan Page.

Oferta Formativa

Candidaturas

Matrículas - Concurso
Nacional de Acesso

Matrículas - Concurso
Especial Vias
Profissionalizantes

Inscrições Letivas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook / Instagram

ESTGV no Facebook ESTGV no Instagram
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior