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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Distribuição e Merchandising
Código1188
Departamento/área responsávelDepartamento de Gestão
Área cientificaMarketing
ECTS5
Ano curricular2
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes José Luís Mendes Loureiro Abrantes
Maria Isabel Dias Rodrigues
Frequência como disciplina isolada?Não
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 19,5 39 - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
132,5

Objetivos / Competências

Compreender função económica e empresarial da distribuição comercial numa organização. Entender os diferentes canais de distribuição. Caracterizar as possíveis formas de integração do comércio. Analisar as relações de poder e de conflito num canal de distribuição. Planear, executar e controlar a política de distribuição de urna organização. Compreender a importância das decisões inerentes à gestão do Retail Marketing. Identificar a relação do merchandising com a gestão do ponto de venda e o ciclo de vida do produto. Perceber a importância da concepção, gestão e animação espaço de venda no desenvolvimento do negócio retalhista. Elaborar a imagem de espaços de venda para um determinado produto.

Conteúdos programáticos resumidos

1. Distribuição Comercial: conceito, evolução e o seu papel na economia e na sociedade.
2. Análise descritiva dos Canais de Distribuição:
2.1. Funções dos Distribuidores;
2.2. Critérios de classificação dos Canais de Distribuição;
2.3. Tipologia de estabelecimentos comerciais retalhistas.
3. Estratégias de distribuição e as relações internas no canal de distribuição.
4. Retail Marketing: política de marketing dos distribuidores.
5. Merchandising:
5.1. Conceito, a relação do merchandising com a gestão do ponto de venda e o ciclo de vida do produto;
5.2. O cliente no contexto do merchandising;
5.3. O espaço de venda no desenvolvimento do negócio;
5.4. A animação do espaço de venda.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Ensino expositivo nas aulas teórico-praticas e ensino por projeto nas aulas de tutoria. Avaliação Contínua: Projeto MARK’it:50%; Exame:50% Notas mínimas: Projeto MARK'it 9 em 20; Exame 9 em 20. Nota final 9,5 em 20. Avaliação por Exame: Exame:50% e Trabalho Prático:50% Notas mínimas: Trabalho prático 9 em 20; Exame 9 em 20. Nota final 9,5 em 20. Na avaliação do projeto MARK’it e do Trabalho Prático teve-se em consideração a estrutura do projeto, o desenvolvimento do tema e a prestação individual de cada elemento do grupo.

Bibliografia resumida

Principal:
Bordone, R. (2000). Merchandising. Lisboa: Cecoa
Berman, B., & Evans, J. R. (2013). Retail management: a strategic approach (12e ed.). Boston: Pearson.
Levy, M., Weitz, B. A., & Grewal, D. (2014). Retailing management (9th ed.). New York, NY: McGraw-Hill Education.
Complementar:
Lara, L., & Mas, J. (2012). Por qué unas tiendas venden y otras no: claves del éxito en retail. Retrieved from http://proquest.safaribooksonline.com/?fpi=9788494004797
Miquel Peris, S. (2008). Distribución comercial (6th ed.). Madrid: ESIC Editorial.
Morgan, T. (2011). Visual merchandising: escaparates e interiores comerciales. Barcelona: Gustavo Gili.
Palomares Borja, R. (2011). Merchandising teoría, práctica y estrategia (2nd ed.). Madrid: ESIC Editorial.
Prieto Herrera, J. E. (2011). Merchandising la seducción en el punto de venta. Paracuellos de Jarama, Madrid: Starbook.
Sainz de Vicuña Ancín, J. M. (2001). La distribución comercial: opciones estratégicas. Madrid: ESIC Editorial.

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