Objetivos / Competências
Esta unidade curricular tem como objetivo conferir ao aluno um perfil baseado na aquisição de conceitos e competências que, em conjunto com outras unidades curriculares, conduzam a atos de engenharia. Em termos gerais os alunos que obtenham aproveitamento ficarão habilitados para selecionar processos, aplicar técnicas, conduzir o projeto para o fabrico de peças e de avaliar a qualidade dos componentes produzidos por pulverotecnologia, fundição e soldadura. Assim, nestas áreas dos processos de fabrico, o aluno deve obter as seguintes competências:
- Selecionar técnicas e equipamentos necessários para uma dada aplicação industrial;
- Organizar, planear, implementar e acompanhar os diferentes processos de fabrico;
- Controlar os diferentes parâmetros inerentes a cada processo;
- Otimizar técnicas associadas a cada processo.
Conteúdos programáticos resumidos
PULVEROTECNOLOGIA
Conceitos básicos, técnicas e processos.
FUNDIÇÃO
Conceitos básicos, técnicas e processos.
Projecto de peças, modelos e moldações.
SOLDADURA
Conceitos básicos, técnicas e processos.
Soldabilidade metalúrgica e construtiva. Soldabilidade de aços, alumínios, ...
Corte térmico.
Brasagem.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
A metodologia de ensino combina uma parte inicial expositiva das matérias com o reforço de casos reais de aplicação das respetivas tecnologias. A sua implementação é efetuada com recurso à projeção de diapositivos e/ou a meios audiovisuais e à realização de demonstrações experimentais. É estimulado um ensino participativo através da resolução de questões e de exercícios de aplicação, da análise de situações reais e da realização de trabalhos práticos. A abordagem profissional éproporcionada por intermédio de visitas de estudo a diferentes empresas do setor. Com o objetivo de estimular a comunicação escrita e verbal são elaborados relatórios e efetuadas apresentações dos trabalhos. O material de apoio é disponibilizado na plataforma Moodle.
A avaliação é feita com base na soma ponderada da classificação de uma prova teórica (PT), de trabalhos práticos (TP) e da qualidade de participação nas aulas (QP), do seguinte modo:
Classificação final = 0,5*PT+0,4*TP+0,1*QP
Bibliografia resumida
Ferreira, José Carvalho, “Tecnologia da Pulverometalurgia”, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (621 FER).
Ferreira, José M. G. De Carvalho, “Tecnologia da Fundição”; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (621 FER).
Trindade, A., "Sebenta de Apoio da Unidade Curricular de Tecnologia Mecânica II - Soldadura" 3º ano do Curso de Licenciatura em Engenharia Mecânica, ESTV - 2016.