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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Tratamento de Dados
Código1386
Departamento/área responsávelDepartamento de Ambiente
Área de educação e formação465 - Estatística
Componente de formaçãoComponente de Formação Técnica
ECTS5
Ano curricular1
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Cristina Isabel Raimundo Lucas
Horas
Horas de contacto Das quais de aplicação Outras horas de trabalho
52 26 80,5
Tempo total de trabalho (horas) 132,5

Objetivos / Competências

Usar o conhecimento estatístico de modo a produzir um estudo descritivo e interpretar resultados.
Identificar os aspetos mais característicos contidos num conjunto de dados.
Reconhecer o significado de intervalo de confiança e de teste de hipótese.
Identificar o intervalo/teste de hipóteses paramétrico e não paramétrico adequado à questão em estudo.
Descrever a qualidade de uma regressão linear e interpretar os resultados.
Utilizar software próprio para armazenamento de dados e tratamento estatístico.

Conteúdos programáticos resumidos

Estatística Descritiva
Probabilidades e Distribuições de Probabilidade
Estimação
Testes de Hipóteses Paramétricos e Não Paramétricos (testes para uma amostras e testes para várias amostras)
Análise de Regressão e de Correlação
Outliers
Aplicações com software

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Os tópicos que constituem o programa desta unidade de formação serão apresentados, sempre que possível, com a sua motivação prática e de uma forma que valorize a aplicação dos conceitos em casos concretos. Serão disponibilizados exercícios cuja resolução será, tendencialmente, realizada durante a formação e em que se pretende a participação ativa dos formandos. Metodologias de Avaliação A avaliação de cada aluno pode ser feita por avaliação contínua ou em exame final (EF). A avaliação contínua inclui 3 componentes: Trabalho de grupo (TG), testes intercalares (TI) e outros elementos de avaliação recolhidos durante as aulas (OEA) A classificação final da avaliação contínua é dada por: 0.7xTI+0.2xTG+0.1xOEA Para os alunos trabalhadores estudantes a classificação final da avaliação contínua é dada por: max{0.7xTI+0.2xTG+0.1xOEA;0.75xTI+0.25xTG}

Bibliografia resumida

Calot, G. (1985), Curso de Estadística Descriptiva, Madrid: Paraninfo; Cota [519.2 CAL GER]
Gibbons, J. D. e Chakraborti, S., (2003), Nonparametric statistical inference, New York : Marcel Dekker; Cota [519.2 GIB]
Guimarães, R. C., Cabral, J., (2001), Estatística, Lisboa: McGraw Hill, D. L.; Cota [519.2 GUI]
Henriques, C. (2007), Apontamentos de Probabilidades e Estatística, ESTV: Dep. Matemática; Cota [519.2 HEN]
Miller, J.C. e Miller, J.N. (2005), Statistics and chemometrics for analytical chemistry – 5ª ed., Harlow: Prentice-Hall; Cota [543 MIL]
Milton, J. S. e Arnold, J. C. (1990), Introduction to Probability and Statistics: principles and applications for engineering and the computing sciences – 2ª ed., New York: McGraw-Hill; Cota [519.2 MIL INT]
Murteira, B. J. F. (1993), Estatística Descritiva, Lisboa: Mc Graw-Hill; Cota [519.2 MUR]
Reis, E. et al., (1999), Estatística Aplicada, 3ª ed., Lisboa: Edições Sílabo; Cota [519.2 EST]

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