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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Laboratórios de Aplicação II
Código1388
Departamento/área responsávelDepartamento de Ambiente
Área de educação e formação442 - Química
Componente de formaçãoComponente de Formação Técnica
ECTS6
Ano curricular2
Semestre curricular1º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Teresa de Jesus Lopes Rabaça
Horas
Horas de contacto Das quais de aplicação Outras horas de trabalho
65 52 94
Tempo total de trabalho (horas) 159

Objetivos / Competências

A unidade curricular pretende criar competências:
1- na área da colheita de matrizes sólidas, especificamente em amostras de solo;
2- no reconhecimento da complexidade da referida matriz e das subsequentes especificidades do seu manuseamento em ambiente de laboratório;
3- na aplicação de métodos de caracterização física e química de amostras de solo, por utilização de procedimentos normalizados, de forma a garantir a fiabilidade dos resultados;
4- na interpretação de resultados obtidos através de ensaios laboratoriais de caracterização física e química de solos;
5- no desenvolvimento de competências na organização e redação de relatórios e outras formas de apresentação de resultados.

Conteúdos programáticos resumidos

1 - Amostragem de solo: plano de amostragem; ficha de amostragem, técnicas de amostragem; colheita de amostras.
2 - Caracterização física e química de uma amostra de solo - ensaios laboratoriais: preparação do solo, por via seca; teor de humidade; pH; teor de matéria orgânica; textura - análise granulométrica; percentagem de material arenoso - equivalente de areia; limites de consistência, massa volúmica; densidade de partículas; análise macroscópica de minerais relíquia; capacidade de troca catiónica; concentração em elementos metálicos.
3 - Apresentação de resultados: boletins de ensaio e relatório técnico.
4 - Classificação do solo: classificações unificada e AASHTO.
5 - Avaliação ambiental: determinação do grau de contaminação de um solo, de acordo com normas de qualidade ambiental.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

As aulas da componente prática são lecionadas em ambiente laboratorial através da execução de ensaios de caracterização quantitativa e qualitativa de solos. As aulas da componente teórico-prática são lecionadas utilizando o método expositivo, com recurso a meios audiovisuais e informáticos. Nas aulas teórico-práticas são abordadas as temáticas que servem de suporte à interpretação dos resultados laboratoriais obtidos. Nas mesmas é ainda levada a cabo a criação de boletins de ensaio e elaboração de relatórios técnicos. Pretende-se que o aluno desenvolva espírito crítico, pelo que a sua participação é constantemente fomentada. A avaliação da UC é efetuada por ponderação de diferentes componentes, conforme abaixo apresentado. Componente Nota mínima Nota final (Ponderação) Exame escrito 8,5 30% Relatório técnico 9,5 60% Avaliação contínua - 10%

Bibliografia resumida

• APA (2019). Solos contaminados – guia técnico: Plano de amostragem e de monitorização do solo. https://apambiente.pt/index.php?ref=16&subref=1479&sub2ref=1535
• APA (2019). Solos contaminados – guia técnico: Valores de referência para o solo. https://apambiente.pt/index.php?ref=16&subref=1479&sub2ref=1535
• Margesin, R., Schinner, F. (2005). Manual for soil analysis: monitoring and assessing soil bioremediation. Berlin: Springer. (P33-2561)
• Weil, R.R. & Brady, N. C. (2017). The Nature and Properties of Soils. New Jersey. Pearson International Edition. (631.4.HIL)
• Varennes, A. (2003). Produtividade dos solos e Ambiente, Lisboa: Escolar Editora. (P35-2119)
• CCME (2007). Canadian Environmental Quality Criteria for Contaminated Sites. http://www.esdat.net/environmental%20standards/canada/soil/rev_soil_summary_tbl_7.0_e.pdf

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