Objetivos / Competências
A aprovação na unidade curricular de Resistência de Materiais I, pressupõe o alcance dos seguintes objetivos: Conhecimento dos princípios básicos da mecânica dos meios contínuos; Determinação do estado de tensão e deformação; Conhecimento do comportamento dos materiais; Determinação de esforços e deformações (estruturas hiperestáticas em tração-compressão); Determinação de tensões e dimensionamento de peças sujeitas a vários tipos de esforços – esforço axial e momento fletor; Cálculo de flechas e rotações em estruturas.
Conteúdos programáticos resumidos
Introdução à mecânica dos materiais; Teoria das tensões; Teoria das extensões; Lei constitutiva.
Conceitos Fundamentais de Resistência de Materiais: princípio de Saint Venant; princípio da Sobreposição de Efeitos; noção de segurança; peças lineares.
Esforço Axial: dimensionamento de peças sujeitas a esforço axial; deformações axiais; estruturas hiperestáticas em tração-compressão; cálculo elásto-plástico; noção de pré-esforço; peças constituídas por mais do que um material; peças lineares não prismáticas; efeito do peso próprio; concentrações de tensão.
Momento fletor: flexão circular reta; flexão circular desviada; flexão circular composta; deformação do plano da secção; influência de esforço transverso variável; tensões de flexão numa peça de secção variável; flexão em peças mistas; deformações devidas ao momento fletor; estruturas hiperstáticas em flexão.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Estratégias pedagógicas adotadas: método expositivo nas aulas teóricas com utilização do quadro e videoprojetor; resolução de exercícios de carácter prático nas aulas teórico-práticas; intervenção permanente dos participantes, na colocação de questões pertinentes relativas às matérias abordadas; apoio aos alunos, nomeadamente no horário de atendimento; utilização da plataforma moodle para a disponibilização do material de apoio e para a divulgação das atividades relacionadas com a UC; utilização da plataforma zoom para a interação com os alunos.
No decorrer do semestre são propostos exercícios para serem resolvidos pelos alunos, individualmente, fora das aulas teórico-práticas. O desempenho do aluno nesses exercícios poderá ser tido em conta na classificação final.
O exame consiste numa prova escrita, de carácter individual, compreende toda a matéria lecionada, não sendo permitida consulta bibliográfica. É constituída por uma parte teórica (6 val.) e uma parte prática (14 val.).
Bibliografia resumida
Bibliografia principal:
Silva, V. D., “Mecânica e Resistência dos Materiais”, Zuari, 4ª edição, 2013.
Bibliografia complementar:
Portela, A. e Silva, A., “Mecânica dos Materiais”, Plátano Edições Técnicas, 1ª edição, 1996.
Beer, F.P., Johnston, E.R., Dewolf, J.T., “Resistência dos Materiais”, McGraw-Hill, 4ª edição, 2006.
Branco, C. A. G. M., “Mecânica dos Materiais”, Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª edição.
Brazão Farinha, J.S. e Correia dos Reis, A., “Tabelas Técnicas”, Edições Técnicas, Lisboa, 2000.
REAE “Regulamento de Estruturas de Aço para Edifícios”, Decreto-Lei n.º 211/86, de 31 de Julho de 1986.