Objetivos / Competências
Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes capacidades científicas ou competências profissionais: Reconhecer as responsabilidades e principais atividades da Gestão Comercial e da Gestão da Produção; Compreender as políticas de marketing (mercado, produto, preços, distribuição e comunicação); Saber elaborar uma previsão de vendas/produção, um programa de produção e o sequenciamento das operações de fabrico; Planear as necessidades de recursos materiais.
Conteúdos programáticos resumidos
A função comercial – a emergência do marketing As políticas de marketing: política de mercado; política de produto; política de preços; política de distribuição; política de comunicação;Sistema ProdutivoPlaneamento e Controlo da Produção (P.C.P.) - Objectivo, do (P.C.P.), Responsabilidades do (P.C.P.), Principais Actividades do(P.C.P.), Características do Processo de Fabrico, Causas mais Comuns da Ineficácia do Controlo da Produção, Esqueleto de um Sistema de Controlo da Produção, Planeamento da Produção - Preparação do Programa de Produção, Implementação do Programa de Produção, Sequenciamento; Planeamento de Recursos de Fabrico (MRP2).Just-In-Time.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Dadas as características desta unidade curricular a metodologia de ensino a utilizar recorrerá a aulas de exposição complementadas com a apresentação de case-studies.
A avaliação será realizada de acordo com os procedimentos em vigor (regulamento pedagógico), será mista e baseada em três componentes avaliação continua (participação nas aulas), prova escrita (avaliação final) e trabalho prático (case-study).
Bibliografia resumida
- Caetano J., Rasquilha L. (2010). Gestão de marketing. Escolar Editora, Lisboa.- Kotler P., Armstrong G. (2008). Principles of marketing. Prentice Hall, New Jersey.- Reis F. (2008). Gestão da Produção e Operações. Universidade Aberta.- Chase, R. B. e Aquilano, N. J. (2006). Administração da Produção e Operações, Mc Graw Hill, São Paulo.- Courtois A., et al. (2006). Gestão da Produção. 5ª Edição, Lidel - Edições Técnicas Limitada, Lisboa.- Baranger et al., 1990. Gestão – as funções da empresa. Edições Sílabo, Lda, Lisboa.- Duret D. e Pillet M. (2009); Qualidade na Produção - da ISO 9000 aos 6 Sigma, Lidel