Objetivos / Competências
A aprovação na unidade curricular de Resistência de Materiais II, pressupõe o alcance dos seguintes objetivos: cálculo de tensões e deformações devidas ao esforço transverso; cálculo de tensões e deformações devidas ao momento torsor; dimensionamento e verificação de secções sujeitas a combinação de esforços; dimensionamento de estruturas tendo em conta fenómenos de instabilidade.
Conteúdos programáticos resumidos
Esforço transverso: esforço de escorregamento; tensões tangenciais devidas ao esforço transverso: secções retangulares; secções simétricas; secções abertas de paredes finas; secções fechadas de paredes finas; eixos não principais; centro de corte; efeito do esforço transverso variável; deformações devidas ao esforço transverso.
Momento torsor: tensões e deformações em barras de secção de contorno circular, de secção retangular, de secção fechada de paredes finas: fórmulas de Bredt, de secção aberta de paredes finas.
Esforços combinados: dimensionamento e verificação de secções sujeitas a esforço axial, esforço transverso, momento fletor e momento torsor.
Análise de fenómenos de instabilidade: cargas críticas; instabilidade em compressão axial: carga crítica de Euler; verificação da segurança e dimensionamento de peças axialmente comprimidas segundo o Eurocódigo 3; instabilidade devido à encurvadura Lateral por Flexão-Torção); instabilidade em flexão composta.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Estratégias pedagógicas adotadas: método expositivo nas aulas teóricas com utilização do quadro e videoprojetor; resolução de exercícios de caráter prático nas aulas teórico-práticas; intervenção permanente dos participantes, na colocação de questões pertinentes relativas às matérias abordadas; apoio aos alunos, nomeadamente no horário de atendimento; utilização da plataforma moodle para a disponibilização do material de apoio e para a divulgação das atividades relacionadas com a UC; utilização da plataforma zoom para a interação com os alunos.
No decorrer do semestre são propostos exercícios para serem resolvidos pelos alunos, individualmente, fora das aulas teórico-práticas. O desempenho do aluno nesses exercícios poderá ser tido em conta na classificação final.
O exame consiste numa prova escrita, de carácter individual, compreende toda a matéria lecionada, não sendo permitida consulta bibliográfica. É constituída por uma parte teórica (6 val.) e uma parte prática (14 val.).
Bibliografia resumida
Bibliografia principal:
Silva, V. D., “Mecânica e Resistência dos Materiais”, Zuari, 3ª edição, 2004.
Simões, R.A.D., “Manual de Dimensionamento de Estruturas Metálicas – Eurocódigo 3: Projecto de Estruturas de Aço. Parte 1-1: Regras gerais e regras para Edifícios”, CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, 2ª edição, 2007.
Bibliografia complementar:
Portela, A. e Silva, A., “Mecânica dos Materiais”, Plátano Edições Técnicas, 1ª edição, 1996.
Beer, F.P., Johnston, E.R., Dewolf, J.T., “Resistência dos Materiais”, McGraw-Hill, 4ª edição, 2006.
Branco, C. A. G. M., “Mecânica dos Materiais”, Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª edição.
Brazão Farinha, J.S. e Correia dos Reis, A., “Tabelas Técnicas”, Edições Técnicas, Lisboa, 2000.
EN 1993-1 - Design of Steel Structures : General rules and rules for buildings.
Reis, A. e Camotim, D., “Estabilidade Estrutural”, Editora McGraw-Hill de Portugal, Lda., 2001.