Objetivos / Competências
Pretende-se que o aluno domine a língua francesa com a fluência e a correção necessárias para que lhe seja possível interagir no seu quotidiano e integrar-se no seu ambiente de trabalho, na área do enoturismo, desempenhando com eficácia as funções que fazem parte das suas atribuições. Para que consiga os instrumentos que lhe permitam atingir tais objetivos, serão desenvolvidas atividades/estratégias que possibilitem a aquisição de vocabulário e estruturas gramaticais usadas em contextos comunicativos, que desenvolvam as diversas competências linguísticas (compreensão e expressão oral e escrita). Deverá ser capaz de:
Compreender a informação veiculada por textos de tipologia diversa sobre assuntos relacionados com turismo e enoturismo;
Prestar informações (planear visitas, provas de vinhos, tipos de vinhos, regiões vinícolas, sugerir vinhos, combinar vinhos e pratos…) ;
Apresentar pontos de vista/sugerir explicitando as vantagens;
Receber clientes
Conteúdos programáticos resumidos
1. Fonética
 Os sons da língua francesa;
 A pronúncia, a prosódia, a acentuação, a entoação e o ritmo.
 Técnicas de expressão oral.
2. Morfologia e sintaxe:
reforço dos conteúdos lecionados em FA I
Conteúdos comunicativos
 Cumprimentar, saudar, apresentar-se e despedir-se (formalmente e informalmente)
 Agradecer, desculpar-se, formular um pedido;
 Pedir e dar informações (locais, destinos…)
 Sugerir (lugares, pratos, vinhos…);
 Expressar preferências e gostos;
 Explicar;
 Concorrer a um emprego (CV, Carta de motivação, Entrevista)
 Falar ao telefone;
 Fazer apresentações
Descrever as funções relacionadas com diversos empregos relacionados com turismo e enoturismo, as suas vantagens e desvantagens
Temas
 As refeições, os alimentos e a gastronomia francesa;
 Pontos de interesse turístico
 Regiões vitivinícolas;
 Serviços, comodidades;
 Tipos de vinh
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
As aulas previstas seguirão um método onde a oralidade desempenhará sempre um papel de relevo e qualquer momento de oralidade será reforçado com o recurso a tarefas escritas. Os alunos realizarão pesquisas, selecionarão informação e tratarão essa informação de acordo com os objetivos determinados. Terão ainda que realizar trabalhos de projeto onde as diferentes competências da língua serão exercitadas.
A. Avaliação Contínua (‘Época Normal’)
1. Atitude e participação 10%
2. Projetos desenvolvidos ao longo das aulas (3) 30%
3. Produção oral 30%
4. Prova de frequência 30% (O aluno terá que obter uma classificação mínima de 8 para ser aprovado)
B. Exame Final/Exame em Época de Recurso/ Melhoria e Exame em época Especial
Os alunos que não obtiverem aprovação na Avaliação Contínua ficam admitidos a Avaliação em Exame Final (Época Normal, Época de Recurso e/ou Época Especial).
-Prova de Avaliação Escrita 50% e
-Prova de Avaliação Oral 50%
Bibliografia resumida
a bibliografia apresentada será atualizada ao longo do semestre de acordo com as necessidades dos formandos): AA.VV. LA grammaire progressive du Français. Clé international. Baider, F, Burger, M, Goustsos, D (2005)
La communication touristique : approches discursives de l’identité et de l’alterité, Editions L’harmattan^ ;
Calmy, A-M. (2004) Le Français du tourisme, Editions Hachette ;
Carvalho, Olivio de (2006) Gramática do Francês Fundamental, Porto Editora;
Corbeau, S., Dubois, C, Penfornis, J-L, (2004) Tourisme .com , Editions Clé international ;
Corbeau, S., et aliii (2006) Hôtellerie-restauration.com, Editions Clé international ;
Dany, M, Laloy, J-R (1993) Le Français de l´Hôtellerie et du Tourisme, Hachette ;
Delatour, Y et al (1991) Grammaire du Français- Cours de civilisation française de la Sorbonne, Hachette FLE ;
Le Lay, Y. (1998) Savoir rédiger, Larousse-Bordas ; Léon, P. (1992) Phonétisme et prononciation française