Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Maio 2022 »
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Tecnologia das Construções
Código146
Departamento/área responsávelDepartamento de Engenharia Civil
Área cientificaEngenharia Civil
ECTS5
Ano curricular2
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Ricardo Manuel dos Santos Ferreira de Almeida
Frequência como disciplina isolada?Não
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
19,5 39 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
132,5

Objetivos / Competências

Pretende-se a iniciação a matérias relacionadas com a Tecnologia das Construções e habilitar os alunos para o exercício da atividade profissional no âmbito da Engenharia Civil. Assim, a unidade curricular de Tecnologia das Construções tem por objectivos a aquisição de conhecimentos técnico-científicos nas temáticas abordadas, com consequente elaboração de projetos de execução de especialidades ligadas às instalações em edifícios, satisfazendo as exigências regulamentares e padrões de qualidade.
As competências a desenvolver incluem o conhecimento, a compreensão, a aplicação, a análise, a capacidade de síntese, a capacidade de avaliação, a execução de projeto em engenharia, a investigação em engenharia e a prática em engenharia.

Conteúdos programáticos resumidos

SISTEMAS PREDIAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA: Sistemas de alimentação, reservatórios, concepção, níveis de conforto e qualidade, tubagens e dispositivos, dimensionamento, instalações elevatórias e sobrepressoras, sistemas de produção e distribuição de água quente.
SISTEMAS DE COMBATE A INCÊNDIOS COM ÁGUA: meios e exigências regulamentares de combate a incêndios, caracterização e dimensionamento dos diferentes sistemas.
SISTEMAS PREDIAIS DE DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS DOMÉSTICAS:, caudais, concepção, níveis de conforto e qualidade, tubagens e acessórios, dimensionamento.
SISTEMAS PREDIAIS DE DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS PLUVIAIS E FREÁTICAS: concepção, dimensionamento, recepção dos sistemas.
SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS: energia solar, geometria solar, sistemas solares térmicos, componentes de um sistema, dimensionamento de uma instalação.
PAVIMENTOS.
COBERTURAS.
QUANTIFICAÇÃO E COMBINAÇÕES DE ACÇÕES DE ACORDO COM O EC0 E EC1.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Estratégias pedagógicas adotadas: método expositivo nas aulas teóricas com utilização do quadro e videoprojetor; resolução de exercícios de caráter prático nas aulas teórico-práticas; estimulo à intervenção dos alunos; apoio aos alunos, nomeadamente no horário de atendimento; utilização da plataforma de moodle. O aluno para obter aprovação na unidade curricular tem que obter uma classificação final superior ou igual a 10 valores numa escala de 0 a 20 valores, calculada através da seguinte fórmula: Classificação final = 0,60 x Exame + 0,40 x Trabalho Esta fórmula é válida para todas as épocas de avaliação. As notas mínimas necessárias para a aprovação na unidade curricular são as seguintes: - Exame escrito: nota mínima 50%; - Trabalho prático: nota mínima 50%.

Bibliografia resumida

V. Pedroso, “Sistemas de combate a incêndios em edifícios: de acordo com a nova regulamentação”, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), 2010 [69 PED].
V. Pedroso, “Manual dos sistemas prediais de distribuição e drenagem de águas”, Colecção Edifícios do LNEC, 2000 [69 PED].
V. Pedroso, “Regras de dimensionamento dos sistemas prediais de distribuição de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais – ITE 31”, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), 1996 [69 PED].
J. Mascarenhas, “Sistemas de Construção – Vols. II, III, VI, VII”, Livros Horizonte [69 MAS].
Regulamento Geral dos Sistemas Público e Prediais de Distribuição de Água e Drenagem de Águas Residuais, Decreto-Regulamentar n.º 23/95 de 23 de Agosto.
Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndios em Edifícios (RGSCIE), Decreto-Lei nº220/2008 de 12 de Novembro.

Oferta Formativa

Candidaturas

Matrículas - Concurso
Nacional de Acesso

Inscrições Letivas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook e Google+

ESTGV no Facebook


ESTGVno Google+
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior