Objetivos / Competências
Esta disciplina pretende dotar os alunos de competências ao nível da interação humano-computador, incluindo a capacidade de:
- Compreender a relevância dos factores humanos na interação;
- Reconhecer o impacto da qualidade da interação na adopção e no desempenho;
- Aplicar normas e orientações na conceção da interação;
- Gerir processos de conceção de interfaces;
- Avaliar a usabilidade e a experiência de utilização.
Conteúdos programáticos resumidos
Perspectiva histórica das interfaces em sistemas computacionais.
Teorias, modelos e enquadramentos.
Factores humanos relevantes na interação.
Usabilidade em sistemas interativos.
Experiência de utilização.
Normas, guias de estilo, linhas orientadoras, padrões de desenho, princípios, e teorias.
Gestão de processos de desenho de interação.
Identificação de necessidades e estabelecimento de requisitos.
Desenho, prototipagem e construção.
Avaliação de interfaces e do desenho de interação.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Aulas teórico-práticas, com exploração participada dos conteúdos, recorrendo a exposição com eventual projecção de experimentações e discussão; experimentação apoiada de conteúdos expressos no programa de estudo, recorrendo a equipamento informático, pesquisa de informação, e discussão.
Utilização da plataforma de e-learning de modo a apoiar e promover formação participada e contínua.
Os alunos podem optar entre duas formas de avaliação.
Opção A: Participação nas aulas (25%); Trabalho Prático (37,5%); Prova escrita (37,5%).
Opção B: Trabalho Prático (50%); Prova escrita (50%).
Estas regras são válidas para todas as épocas de avaliação e aplicam-se a todos os estatutos de alunos.
Bibliografia resumida
Preece, J., Sharp, H. & Rogers, Y. (2017). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction, 4th ed. John Wiley & Sons
Norman, D. (2005). Emotional design: Why we love (or hate) everyday things. Basic Books
Krug, S. (2014). Don’t make me think!: a common sense approach to web usability, 3rd ed. New Riders
Fonseca, M., Campos, P., Gonçalves, D. (2017). Introdução ao Design de Interfaces, 3ª ed. FCA
Lidwell, W., Holden, K., & Butler, J. (2010). Universal Principles of Design, rev ed. Rockport Publishers Inc.
Tidwell, J. (2011). Designing interfaces, 2nd ed. O’Reilly
Buxton, B. (2007). Sketching the User Experience. Morgan Kaufmann
Knapp, J., Zeratsky, J., Kowitz, B. (2016) Sprint: How to solve big problems and test new ideas in just five days. Bantam Press
Kumar, J., Herger, M. (2013) Gamification at Work: Designing Engaging Business Software. The IDF.
Csikszentmihalyi, M. (2002) Flow: The Psychology of Happiness: The Classic Work on How to Achieve Happiness. Rider