Objetivos / Competências
Pretende-se conferir aos alunos o desenvolvimento de um conjunto de competências de natureza genérica e transversal (comunicação e expressão, gestão do tempo, espírito crítico, de iniciativa e abertura, capacidade de análise e síntese, independência de critério, curiosidade, trabalho em equipa). Pretende-se que os alunos adquiram competências específicas na área da engenharia do ambiente, na área da segurança e saúde nos locais de trabalho e na área da qualidade em laboratórios de ensaio assim como no tratamento de dados e desenvolvimento de bases de dados.
Será promovido o domínio de um conjunto alargado de aplicações/ferramentas informáticas tais como: processamento de texto (Microsoft Word), de cálculo (Microsoft Excel) e dinamização de apresentações (Power Point). Paralelamente serão dadas noções básicas associadas à programação computacional.
Conteúdos programáticos resumidos
Informação e comunicação na organização do trabalho.
Software genérico:
- estudo da ferramenta de processamento de texto, Microsoft Word,salientando as principais funcionalidades/potencialidades na escrita de textos e relatórios;
- estudo da folha de cálculo Microsoft Excel salientando as principais funcionalidades/potencialidades no tratamento e apresentação de dados (funções lógicas, funções matemáticas, estatísticas, etc);
- aplicação da ferramenta, Power Point, na dinamização de apresentações.
Introdução à programação computacional: noções básicas;estruturas de repetição (ciclos).
Aplicação do software genérico na realização de trabalhos aplicados na área da engenharia do ambiente:
- Instrumentos de informação e seus domínios de aplicação utilizados na gestão ambiental: relatórios; criação de bases de dados.
- Análise de Dados de Qualidade do Ar e Dados Meteorológicos: tratamento de dados de qualidade do ar através da utilização do Microsoft Office Excel.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
A metodologia de ensino é centrada no trabalho do estudante. Ao estudante é exigida a realização de trabalhos/estudos que são efetuados parcialmente na aula com supervisão, sendo concluídos autonomamente pelo estudante. O docente está em permanência na sala de aula sugerindo estratégias para a realização dos trabalhos e esclarecendo dúvidas. O estudante realiza trabalhos em grupo.
Durante as aulas são também expostos temas teóricos pelo docente e discutidos com os alunos.
A avaliação é realizada através dos trabalhos práticos (com um peso de 75%) e do exame (com um peso de 25%). A classificação final é obtida através de uma média ponderada das duas componentes. O estudante para ter aprovação tem de obter uma classificação igual ou superior a 10 valores, numa escala de 0 a 20 valores. O estudante terá de ter uma nota mínima de 8,5 valores no exame para obter aprovação à parte teórica.
Bibliografia resumida
• Computers Today, Donald H. Danders - McGraw-Hill Cota - [004.3 SAN]
• Manual Prático do Microsoft Excel - Texto Editora
• Manual do Office – Microsoft Press
• Visual Basic [Documento electrónico] - 2005 - Express Edition
• Visual Basic for Applications: Unleashed – 1997 - Paul McFedries - Sams Cota - [004.43 VISUAL BASIC MCF VIS]