Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Fevereiro 2024 »
D S T Q Q S S
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Estratégia Empresarial
Código154
Departamento/área responsávelDepartamento de Gestão
Área cientificaGestão
ECTS4
Ano curricular3
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaOpcional
Docentes Clarinda Serdeira da Costa Almeida
Frequência como disciplina isolada?Não
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 39 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
106

Objetivos / Competências

Objetivos:
Aplicar de forma integrada e prática conceitos e técnicas de gestão, estratégia e marketing;
Adaptação das vivências teóricas à realidade prática e competitiva das empresas;
Compreender as alterações do ambiente e as suas respectivas implicações em termos de gestão.
Competências a desenvolver:
Liderança e trabalho em equipa;
Análise de mercados e concorrência;
Planificação de um plano de negócios;
Execução de planos de gestão a curto e longo prazo;
Controlo e análise de resultados.

Conteúdos programáticos resumidos

Planeamento e Estratégia:

O marketing estratégico e o marketing operacional;

Como elaborar um plano de negócios de acordo com o modelo Canvas (Elementos do Business Model Canvas):

Segmento de Clientes, Proposta de Valor, Canais, Relacionamento com os clientes, Fontes de Receita, Recursos Chave, Atividades Chave, Parcerias Chave e Estrutura de Custos;

Elaboração de um plano de negócios de acordo com o EDP University Challenge.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

A metodologia de ensino está assente na exposição dos conteúdos e na elaboração e acompanhamento de um trabalho prático de acordo com o EDP University Challenge, que pretende estimular os estudantes a aplicar os seus conhecimentos académicos no desenvolvimento de um projeto focado num tema relacionado com o Grupo EDP. Avaliação: 100% Plano de Negócios

Bibliografia resumida

principal:
Freire, A. (2020). Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Lisboa: Bertrand Editora.
Wheelen, T., Hunger, D., Hoffman, A., & Bamford, C. (2018). Strategic Management and Business Policy: Globalization, Innovation and Sustainability (15th Edition). Person.
Evans, V. (2016). The Financial Times essential guide to writing a business plan: how to win backing to start up or grow your business (2nd Ed.), Harlow, England; New York: Pearson.
complementar:
Teixeira, S. (2020). Gestão Estratégica (2ª Edição). Escolar Editora
Business Model Canvas
Manual EDP University Challenge

Oferta Formativa

Candidaturas

Matrículas - Concurso
Nacional de Acesso

Matrículas - Concurso
Especial Vias
Profissionalizantes

Inscrições Letivas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook / Instagram

ESTGV no Facebook ESTGV no Instagram
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior