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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

Ano Letivo 202021
Unidade Curricular BIM na Manutenção e Gestão
Código1554
Departamento/área responsávelDepartamento de Engenharia Civil
Área de educação e formação582 - Construção Civil e Engenharia Civil
Componente de formaçãoComponente de Formação Técnica
ECTS5
Ano curricular2
Semestre curricular1º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Manuel António Pinto da Silva Amaral
António Manuel Figueiredo Freitas de Oliveira
Horas
Horas de contacto Das quais de aplicação Outras horas de trabalho
65 52 68
Tempo total de trabalho (horas) 133

Objetivos / Competências

A unidade curricular tem como objetivos a atingir pelos alunos:
- Conhecer e compreender a terminologia e conceitos aplicados em manutenção e conservação de edifícios;
- Compreender os diferentes tipos de manutenção e a respetiva aplicação;
- Compreender os procedimentos fundamentais de desenvolvimento de um plano de manutenção;
- Compreender os benefícios da aplicação da metodologia BIM à gestão e manutenção de empreendimentos;
- Exportação das folhas COBie do Revit e realização de Fichas de Manutenção.

Conteúdos programáticos resumidos

I - MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS
1.1. Vida útil: conceitos, modelos de previsão e vida útil estimada para componentes instalados em edifícios portugueses;
1.2. Manutenção e conservação de edifícios: conceitos, enquadramento da manutenção, organização da manutenção, tipos e atividades de manutenção e conservação, planeamento e controle da manutenção, e custos de manutenção e conservação;
1.3. Manutenção de condomínios: fundos de reserva.

2. METODOLOGIA BIM-FM
2.1. Vantagens do BIM-FM;
2.2. Fornecimento de informação ao modelo BIM em função das fases do projeto; Níveis LOD em função das fases do projeto; Introdução de parâmetros adicionais nas propriedades dos elementos/componentes; Sistemas de classificação de componentes; Informação necessária para a manutenção e reabilitação; Utilização das folhas de cálculo COBie; Melhorias nas folhas CObie;
2.3. Conceção e realização de Fichas de Manutenção a partir das folhas COBie.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Estratégias pedagógicas adotadas: - método expositivo nas aulas teórico-práticas com utilização do quadro e videoprojetor; - nas aulas práticas, utilização de software específico em laboratório de informática; - desenvolvimento de um Trabalho Individual, o qual tem como objetivos finais a exportação das folhas COBie e a elaboração de Fichas de Manutenção; - incentivo à intervenção permanente dos alunos na colocação de questões pertinentes relativas às matérias teórico/teórico-práticas abordadas; - apoio aos alunos, nomeadamente, no horário de atendimento; - utilização da plataforma de e-learning (Moodle) para a disponibilização do material de apoio e para a divulgação das atividades relacionadas com a unidade curricular; - os trabalhos serão apresentados oralmente e apreciados durante uma sessão específica para o efeito. A avaliação será efetuada da seguinte forma: - prova escrita (6,0 valores); - trabalho individual (14,0 valores).

Bibliografia resumida

CAP. I:
- Flores, I. Planos de manutenção pró-activa em edifícios, 3.º ENCORE, LNEC, 2003.
- Cordeiro, I., Manual de inspecção e manutenção da edificação, Dissertação de mestrado, IST, 2011.
- Pinto, A., Construção de uma base de dados de apoio à estimativa da vida útil das construções. Vida útil de referência, Dissertação de mestrado, FEUP, 2011.
- Silva, J., Vidas úteis em elementos da construção em edifícios habitacionais. Sistemas envelope e interior, Dissertação de mestrado, IST, 2011.

CAP. II:
- Rodas, I., Aplicação da metodologia BIM na gestão de edifícios, Dissertação de mestrado, FEUP, 2015.
- Alves, A., BIM-FM na manutenção do parque de habitação social, XV Safety, Health and Environment World Congress, Porto, 2015.
- Gamboa, M., Contribuição para o desenvolvimento de uma norma BIM nacional. Adaptação da COBie a Portugal, Dissertação de mestrado, IST, 2015.
- Sousa, A., Aplicação da metodologia BIM-FM a um caso prático, Dissertação de mestrado, ISEP, 2016.

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