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Ano Letivo |
202021 |
Unidade Curricular |
Técnicas de Informação, Comunicação e Formação |
Código | 1561 |
Departamento/área responsável | Departamento de Ambiente |
Área de educação e formação | 347 - Enquadramento na Organização/Empresa |
Componente de formação | Componente de Formação Geral e Científica |
ECTS | 4 |
Ano curricular | 1 |
Semestre curricular | 2º Semestre |
Regime de frequência | Obrigatório |
Docentes | Jorge Manuel Santos Silva Martins
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Horas |
Horas de contacto |
Das quais de aplicação |
Outras horas de trabalho |
52 |
- |
54 |
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Tempo total de trabalho (horas) |
106
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Objetivos / Competências
Compreender a dinâmica da individualidade de aprendizagem no seio de um grupo de trabalho;
Reconhecer a importância do mediador de grupos de trabalho;
Participar na conceção de conteúdos e suportes de informação e no desenvolvimento de programas de formação;
Escolher e a aplicar as técnicas e os métodos pedagógicos mais adequados aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
Distinguir finalidades, metas, competências, objetivos gerais e objetivos específicos;
Selecionar, conceber e adequar os meios pedagógico-didáticos, em suporte multimédia, em função da estratégia pedagógica adotada;
Conceber, adequar e utilizar apresentações multimédia;
Aplicar as técnicas de avaliação e da qualidade e eficácia da formação;
Aplicar as técnicas de organização e gestão do arquivo;
Implementar metodologias e técnicas de animação no domínio da prevenção de riscos profissionais e ambientais.
Conteúdos programáticos resumidos
A informação, comunicação e formação na organização do trabalho;
Recursos didáticos e multimédia;
Avaliação da formação e das aprendizagens;
Conceção de instrumentos de informação e de programas de formação;
Técnicas de utilização de equipamentos de comunicação e formação;
Técnicas de organização de arquivo e gestão do arquivo;
Instrumentos de informação e seus domínios de aplicação utilizados na prevenção de riscos profissionais;
Tipos de informação específica no âmbito da prevenção de riscos profissionais e ambientais;
Metodologias e técnicas de animação no domínio da prevenção de riscos profissionais e ambientais;
Simulação pedagógica.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
As metodologias de ensino-aprendizagem são baseadas em métodos pedagógicos ativos centrados no aluno, através da realização de trabalhos orientados para situações práticas de um técnico de Design de Mobiliário, complementados com a introdução dos conceitos básicos necessários para a realização das tarefas propostas.
A avaliação é contínua e baseia-se na realização de trabalhos práticos envolvendo a utilização das ferramentas computacionais que são objecto da disciplina. As componentes de avaliação englobam a assiduidade e empenho 10%.
Bibliografia resumida
BÁRBARA, Luís (2009). Métodos e Técnicas Pedagógicas/Andragógicas. Edição FCA – Teto de Nuvens
DIAS, José Manuel (2000). Elaboração de Programas de Formação. Coleção Aprender. Lisboa: IEFP FERREIRA, Paulo da Trindade (2007). Guia do Animador na Formação de Adultos. Coleção Pontos de Referência. Editorial Presença
GAGNÉ, M. e DECI, E. (2005). Self-determination theory and work motivation. Journal of Organizational Behavior. n.º 26. pp. 331-362
GONÇALVES, Ana Paula (2005). Criatividade e Inteligência emocional. Lisboa: Cecoa
HARGIE, Owen (2011). Skilled interpersonal communication: research, theory and practice. 5th edition. London and New York: Routledge
LOPES, L. e PEREIRA, M. (2004). Métodos e Técnicas Pedagógicas. Lisboa: Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação
MARQUES, Ramiro; ROLDÃO, Mª do Céu (2001). Inovação, Currículo e Formação. Coleção CIDINE. Porto: Porto Editora
PEARPOINT, Jack e FOREST, Marsha. Inclusion: It’s about change