Objetivos / Competências
• Conhecer os agentes físicos iluminação, ambiente térmico e radiações, os
agentes químicos e os agentes biológicos presentes num ambiente interior
e/ou laboral;
• Conhecer a legislação e normalização relativa aos agentes físicos, químicos e
biológicos;
• Conhecer os parâmetros caracterizadores, equipamentos de medição e
procedimentos de amostragem e determinação dos agentes físicos, químicos e
biológicos;
• Operar e manipular equipamentos de medição e aplicação de procedimentos
de calibração, amostragem e medição de parâmetros caracterizadores de
agentes físicos, químicos e biológicos;
• Realizar a medição e tratar dados recolhidos em medições de iluminação,
ambiente térmico e agentes químicos e elaborar o respetivo relatório
Conteúdos programáticos resumidos
Conceitos teóricos e parâmetros caracterizadores de agentes físicos
(iluminação, ambiente térmico e radiações), químicos e biológicos presentes
num ambiente interior e/ou laboral;
• Legislação e normalização relativa a agentes físicos, químicos e biológicos;
• Técnicas de amostragem e determinação de agentes físicos, químicos e
biológicos;
• Aplicação prática, incluído tratamento de dados e elaboração de relatórios de
ensaio, para:
o Determinação da iluminância - postos de trabalho interiores;
o Medição de temperatura ambiente e humidade relativa;
o Determinação da exposição a compostos orgânicos voláteis;
o Determinação da exposição ao dióxido de carbono
o Determinação da exposição a dióxido de azoto;
o Determinação da exposição a partículas respiráveis
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Nesta unidade curricular, privilegiar-se-á o ensino participativo e prático, tendo o aluno como elemento nuclear no decurso do
processo de ensino/aprendizagem. O aluno, em grupo, deverá realizar os trabalhos práticos propostos. Serão realizados trabalhos
de campo ou de simulação da realidade. Serão também lecionadas aulas teórico práticas de introdução aos conceitos básicos e
de interpretação e discussão das normas e legislação aplicadas a cada um dos trabalhos práticos
As aulas serão acompanhadas por estudo individualizado do aluno podendo, e devendo recorrer aos meios disponíveis na ESTV
nomeadamente Biblioteca, Salas de Estudo e Laboratórios de Multimédia (c/Internet).As aulas são lecionadas em laboratório
visando fundamentalmente a promoção do trabalho dos alunos.
• Avaliação contínua: 65%;
• Avaliação sumativa: 30%;
• Assiduidade e pontualidade: 5%.
Bibliografia resumida
• Esteves, B (2020). Apontamentos de Segurança e Saúde no Trabalho II.
ASHRAE 55:2013. Thermal Environmental Conditions for Human Occupancy;
• NP ISO 9612:2011. Acústica. Determinação da exposição ao ruído ocupacional
Método de Engenharia (ISO 9612:2009);
• NP EN 689:2008. Atmosferas dos locais de trabalho Guia para a apreciação da
exposição por inalação a agentes químicos por comparação com valores limite
e estratégia de medição;
• NP 1796:2014. Segurança e saúde do trabalho Valores-limite e índices
biológicos de exposição profissional a agentes químicos;
• ISO 8995-1:2002. Lighting of work places -- Part 1: Indoor;
• EN 12646-1:2011. Light and lighting – Lighting of work places – Part 1: Indoor
Work places;
• IPAC (2008). Circular de clientes n.º 3/2008. Laboratórios de ensaios de
caracterização do nível de conforto ambiental. IPAC - Instituto Português de
Acreditação;