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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Investigação Operacional
Código157
Departamento/área responsávelDepartamento de Gestão
Área cientificaMatemática e Estatística
ECTS5
Ano curricular2
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Paula Cristina Sarabando dos Santos
Frequência como disciplina isolada?Não
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 39 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
132,5

Objetivos / Competências

Pretende-se:
1. Colocar em relevo a importância dos métodos da investigação operacional nas mais diversas áreas;
2. Promover o desenvolvimento da capacidade de traduzir para uma formulação matemática problemas apresentados numa linguagem não matemática;
3. Promover o desenvolvimento da capacidade para analisar matematicamente problemas das áreas da economia e gestão com vista a obter as melhores soluções.
No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
1. Identificar problemas de diversas áreas que podem ser colocados, e colocá-los, sob a formulação matemática da programação linear;
2. Analisar os resultados quanto à sensibilidade;
3. Identificar problemas de transporte e de afetação, adotando procedimentos adequados para os resolver.

Conteúdos programáticos resumidos

1. O que é Investigação Operacional?
2. Modelação com Programação Linear;
3. O Método Simplex e a Análise de Sensibilidade;
4. A dualidade e análise pós-ótima;
5. Problemas de Transporte e afetação;
6. Otimização em rede;
7. Programação linear inteira

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

A exposição dos conteúdos programáticos é feita utilizando algum material de apoio e é acompanhada de exemplos elucidativos. Depois da exposição dos conteúdos são resolvidos exercícios de aplicação. Nas aulas é dada oportunidade ao aluno de resolver exercícios e de tirar dúvidas. Mais, é incentivado a participar respondendo às questões colocadas pelo docente e/ou colocando ele próprio questões relativas às matérias lecionadas. Considera-se: TP: Trabalho prático PF: Frequência PE: Exame A avaliação é feita por: - Avaliação durante o período letivo 0.2*CTP+0.8*CPF - Avaliação em exame final Max {0.2*CTP+0.8*CPE, CPE} O aluno para obter aprovação terá de ter classificação final superior ou igual a 9.5 valores. O trabalho, as frequências e os exames estão sujeitos a uma nota mínima de 8 valores. Os alunos poderão ser chamados a defender o trabalho de forma oral.

Bibliografia resumida

Hill, M.M., Santos, M.M., Monteiro, A.I. (2015). Investigação Operacional Vol 3 Transportes, Afectação e Optimização em Redes (2ªedição).Lisboa: Edições Sílabo
Hillier, F.S., Lieberman, G.J. (2012). Introdução à Pesquisa Operacional (9ªedição). McGraw Hill
Taha, H. A. (2017). Operations research an introduction (Tenth edition). Boston: Pearson [519.8 TAH]

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