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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Marketing
Código159
Departamento/área responsávelDepartamento de Gestão
Área cientificaCiências Empresariais
ECTS5
Ano curricular2
Semestre curricular1º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Joaquim Gonçalves Antunes
Augusto Manuel Pais Antunes
Frequência como disciplina isolada?Não
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 58,5 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
132,5

Objetivos / Competências

Os principais objectivos da unidade curricular de Marketing assentam na aprendizagem de conhecimentos por parte do aluno de modo a:
•Perceber a evolução do conceito de marketing e identificar as vantagens da adoção do marketing nas organizações;
•Perceber os principais conceitos que compõem esta ciência social, colocando a ênfase na definição precisa do significado de cada termo exposto;
•Perceber o ciclo de planeamento, organização, implementação e controlo em marketing;
•Descrever, classificar e analisar as estratégias e acções que, a partir da análise de mercado e do seu meio envolvente e utilizando os instrumentos do marketing (produto, preço, distribuição e
comunicação), as organizações podem levar a cabo a fim de alcançar os objectivos propostos.

Conteúdos programáticos resumidos

1. Conceito e evolução do marketing
2. Análise do meio envolvente e do mercado
- Análise do meio envolvente
- Caracterização, dimensão e estrutura dos principais tipos de mercado
- Análise da concorrência
- O ciclo de vida de um mercado
3. Análise do comportamento dos consumidores
- Métodos de recolha de informação sobre os consumidores
- Mercados de consumo
- Mercados organizacionais
4. Segmentação do mercado, target e posicionamento do produto
- O processo geral de segmentação
- A seleção dos mercados-alvo
- O método e as estratégias de posicionamento
5. A gestão do marketing-mix
- A política de produto
- A política de preço
- A política de distribuição
- A política de comunicação
6. A elaboração da estratégia de marketing
- Os objetivos da estratégia
- A análise e diagnóstico da situação
- A escolha do portfólio de atividades
- As opções estratégicas fundamentais
- A formulação do marketing-mix
7. Novas tendências de abordagem do marketing

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

A metodologia de ensino assenta na leccionação de aulas teóricas e teórico-práticas, estudo de casos e na realização e apresentação de um trabalho de grupo pelos alunos. Nas aulas teóricas e teórico-práticas é privilegiada a exposição oral, apoiada com projecção de esquemas e gráficos e outro material relacionado com os temas a abordar. São ainda utilizados equipamentos de áudio para explorar melhor determinados temas referidos no programa. Procura-se fomentar a participação dos alunos nos diferentes assuntos relacionados com as matérias do programa, assentando numa forte interactividade quer entre o docente e os alunos, quer entre os próprios alunos.

Bibliografia resumida

Principal:
Baines, P; C. Fill; K. Page (2017). Marketing. Fourth edition, Oxford University Press.
Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 anos: O Marketing na Era Digital. Lisboa: Publicações D.Quixote.
Kotler, P. & Armstrong, G. (2013). Principles of marketing. 15th ed., New Jersey, Publication Pearson, Prentice Hall.


Complementar:
Antunes, J. & Rita, P. (2008). O Marketing Relacional como novo paradigma: uma análise conceptual. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Vol. 7(2).
Belch, G. & Belch, M. (2004). Advertising and Promotion: An Integrated Marketing Communications Perspective (6th Edition). New York, International Edition, McGraw-Hill/Irwin.
Bricci, L., Fragata, A. & Antunes, J. (2016). The Effects of Trust, Commitment and Satisfaction on Customer Loyalty in the Distribution Sector. Journal of Economics, Business and Management, Vol. 4 ( 2), pp. 173-177.

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