Objetivos / Competências
Esta unidade curricular pretende dotar o aluno de competências genéricas e específicas em empreendedorismo em produtos e destinos turísticos, nomeadamente:
•Gerir o processo de inovação e desenvolvimento de novos negócios com produtos e destinos turísticos;
•Saber elaborar um plano de negócios;
•Conhecer os principais critérios de avaliação da viabilidade económico-financeira de um projeto de investimento;
•Conhecer as principais fontes de financiamento de um investimento.
Conteúdos programáticos resumidos
1. Introdução
2. Empreendedorismo e inovação em produtos e destinos turísticos
3. Gestão de operações em produtos e destinos turísticos
4. Controlo da qualidade nas organizações e serviços turísticos
5. O plano de negócios
6. Análise de viabilidade económico-financeira do investimento
7. Financiamento do empreendedorismo
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Privilegia-se o estudo de casos práticos, com aderência à realidade empresarial, no âmbito da avaliação de projetos de investimento, evoluindo do saber para o fazer. Estimula-se o trabalho do aluno na aula, modificando a atitude do formando passivo recetor de conhecimento, para o formando ativo recetor e emissor de conhecimento e reflexão sobre a problemática financeira, através de exposição e debate em aula e da resolução de casos práticos.
METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação de conhecimentos é efetuada de modo a combinar a participação nas aulas e exercícios escritos, sendo ponderada do seguinte modo:
- 40% Trabalho (e respetiva apresentação)
- 60% Exame
Esta avaliação aplica-se em qualquer uma das épocas de avaliação.
A melhoria ao trabalho só é permitida se o aluno tiver uma avaliação negativa nessa componente e implica a realização de um novo trabalho (não a melhoria do existente).
Bibliografia resumida
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