Objetivos / Competências
A disciplina de gestão da produção e materiais tem como objectivo a aquisição e desenvolvimento da capacidade de produzir e conceber um protótipo de um objecto, desde a fase de concepção, fase de desenho, esboço e modelação, e finalmente produção de protótipos e produção final do produto, através da progressiva exploração de ideias e possibilidades, e emparelhando métodos e processos físicos e virtuais. Também permite a integração das funções de marketing, desenvolvimento e fabricação dentro de uma empresa para criar um novo produto.
Conteúdos programáticos resumidos
I Estratégia da Produção
II Sistemas de fabrico e planeamento de operações:
III Os Materiais e processos aplicados
IV Tecnologia de fabrico
V Planificação da produção
VI Dimensionamento e projecto de engenharia
VII Construção de protótipos
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Nas aulas teórico-práticas são revistos os principais conceitos e metodologias do âmbito de produção e utilização de materiais. O desenvolvimento de alguns dos temas favorece ainda a aplicação mista da exposição e do método interrogativo como forma de "construir" em conjunto as conclusões. Além disso, a participação dos alunos nas aulas de prática laboratorial é ainda assegurada através de trabalhos, abordando temas programáticos previamente definidos, e que pressupõem muita pesquisa bibliográfica.
A avaliação de conhecimentos reveste a modalidade de trabalhos práticos individual e de grupo e de avaliação individual com as seguintes ponderações:
• Avaliação individual - 10 valores.
• Trabalhos de grupo e individual (inclui participação nas aulas) – 10 valores.
As datas e formas de entrega estão descritas nos regulamentos dos trabalhos disponibilizados na plataforma de Elearning.
Bibliografia resumida
Ashby, M. & Johnson, K. (2014). Materials and Design: The Art and Science of Material Selection in Product Design. Oxford: Butterworts-Heinemann Ltd.
Industrial Designers Society of America (2003). Design Secrets: Products: 50 Real-Life Projects Uncover. Massachusetts: Rockport Publishers Inc.