Objetivos / Competências
A unidade curricular tem por objetivos, nomeadamente, a aquisição de conhecimentos técnico-científicos nas temáticas abordadas bem como a consequente elaboração de projetos satisfazendo as exigências normativas, regulamentares e padrões de qualidade.
Conteúdos programáticos resumidos
I - Sustentabilidade na Construção
O impacte ambiental da construção; Sistemas de avaliação e reconhecimento da sustentabilidade de edifícios de habitação; Resíduos da construção e demolição; Aproveitamento da água pluvial e eficiência hídrica.
II - Qualidade na Construção
Teoria geral da qualidade; Sistemas de Gestão da Qualidade em empresas; Instrumentos da política de qualidade; Metodologia Building Information Modeling (BIM); Métodos de avaliação da qualidade de edifícios de habitação. Qualidade arquitetónica habitacional.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Estratégias pedagógicas adotadas:
- método expositivo nas aulas teóricas com utilização do quadro e videoprojetor;
- resolução de exercícios/trabalhos de caráter prático nas aulas teórico-práticas;
- incentivo à intervenção permanente dos alunos na colocação de questões pertinentes relativas às matérias teórico/teórico-práticas abordadas;
- apoio aos alunos, nomeadamente no horário de atendimento;
- utilização da plataforma de e-learning (Moodle) para a disponibilização do material de apoio e para a divulgação das atividades relacionadas com a unidade curricular.
A avaliação da unidade curricular é feita através de prova escrita de exame e recurso, dois trabalhos práticos obrigatórios, de grupo (número máximo de dois alunos), com as classificações assim distribuídas:
- Prova escrita (teórico-prática) – cotada para 14,0 valores;
- 2 Trabalhos práticos - cotados para 6,0 valores.
Bibliografia resumida
- “Folhas” de apoio de cada capítulo elaboradas pelo docente;
- Pinheiro, M., Ambiente e construção sustentável, Instituto do Ambiente, 2006.
- Mateus, R., Avaliação da sustentabilidade da construção: propostas para o desenvolvimento de edifícios mais sustentáveis, Tese de doutoramento, UM, 2009.
- Pinheiro, M., LiderA - Sistema voluntário para a sustentabilidade dos ambientes construídos (V2.0), 2011.
- AEP, Manual de gestão ambiental de obras de construção civil, 2011.
- MAMAOT, Programa nacional para o uso eficiente da água - Implementação 2012-2020, Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, 2012.
- Pedro, J., Definição e avaliação da qualidade arquitectónica habitacional, TPI 26, LNEC, 2003. (72 PED)
- Pinto, L., Gestão da qualidade nas empresas de construção. A certificação ISO 9001 no distrito de Braga. Tese de mestrado, UTAD, 2009.