Objetivos / Competências
A unidade Curricular de Projecto tem como objectivos:
- Constituir o culminar do ciclo de estudos de Licenciatura onde se pretende que o discente aplique na prática a maior quantidade possível de conhecimentos obtidos nas UC´s do plano de estudos;
- Proporcionar aos discentes contactos com a realidade organizacional, num cenário de relacionamento directo com o tecido socioeconómico;
- Promover o trabalho em equipa e experiência com relevância para o futuro desempenho profissional;
- Desempenhar um papel de síntese no processo de formação do respectivo ciclo, através de Projectos de Sistemas multidisciplinares envolvendo componentes analógicos, digitais, de microcontrolo e de programação;
- Proporcionar aos discentes uma actividade que os envolva activamente no processo de aprendizagem para uma maior motivação, satisfação e confiança;
- Promover o pensamento crítico à medida que os alunos adquirem e aplicam novos conhecimentos em contexto de resolução de problemas reais.
Conteúdos programáticos resumidos
Para alcançar os objectivos desta U.C. são propostos pelos docentes projectos que, apesar de não poderem cada um cobrir em profundidade todos os domínios, sejam multidisciplinares e exijam individualizante as etapas de análise crítica de opções, projecto, implementação, teste/validação, produção de relatório e divulgação pública do trabalho desenvolvido.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
As metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas são essencialmente as seguintes:
- formação de grupos de trabalho para integração num projecto que poderá decorrer numa organização empresarial ou na escola;
- definição de responsável pela sua orientação dentro do DEE e/ou da instituição;
- definição de horários de reuniões com o(s) orientador(es) do DEE e da instituição;
- definição de um tema de projecto ao qual o grupo fica subordinado e deve efectuar o seu desenvolvimento e implementação;
- sob coordenação dos orientadores, os discentes deverão elaborar um plano de actividades, efectuando um análise crítica das várias opções disponíveis para a concretização do projecto. A avaliação dos discentes é da competência e responsabilidade do orientador.
São elementos de avaliação: a) Relatórios intercalares; b) Apresentação, seminários ou actividades similares; c) Relatório final do projecto e d) Quando solicitado, produção e entrega de um Póster de divulgação A1.
Bibliografia resumida
Alexandre Pereira e Carlos Poupa; "Como escrever uma Tese, Monografia ou livro científico usando o word"; Edições Sílabo, 2006.
A bibliografia mais relevante é definida por cada orientador em função dos especificidades do projecto proposto e dependente também, da entidade externa acolhedora.