Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Novembro 2021 »
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Projeto
Código179
Departamento/área responsávelDepartamento de Gestão
Área cientificaCiências Empresariais
ECTS15
Ano curricular3
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaOpcional
Docentes Joaquim Gonçalves Antunes
Pedro Manuel Nogueira Reis
Frequência como disciplina isolada?Não
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 19,5 - - - - 19,5 -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
397,5

Objetivos / Competências

a.Proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicação prática integrada dos conhecimentos adquiridos nas diversas unidades curriculares ao longo do curso.

b.Desenvolver e consolidar os conhecimentos adquiridos pelos alunos e proporcionar uma efectiva ligação da teoria à prática.

c.Desenvolver o espírito de inovação e iniciativa dos alunos.

d.Desenvolver as capacidades para trabalhar em equipa e para resolver problemas

Conteúdos programáticos resumidos

Os trabalhos a realizar poderão ser de diferente natureza indicando-se, a título de exemplo, os seguintes:
•Elaboração de um projecto empresarial que tenha por base a constituição de uma empresa a partir de um negócio com características inovadoras ou a reformulação, nesta mesma base, de uma empresa já existente;
•Elaboração de um projecto no seio de uma empresa com vista à resolução de um problema detectado;
•Elaboração de um projecto de desenvolvimento de uma empresa familiar do aluno;

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Sessões em sala de aula: Sessões dedicadas à decisão dos temas dos trabalhos e definição do modelo de negocio ou do plano de trabalho que se irá realizar e apresentação dos trabalhos para toda a turma. Numa segunda fase, é feita uma sistematização, por parte dos docentes, de conhecimentos relevantes nos domínios do marketing e finanças. No final, os alunos fazem uma segunda apresentação do trabalho realizado. Podem ser realizadas sessões fora da sala de aula. Avaliação: através de apresentação oral do trabalho escrito e discussão pública efetuada perante um júri constituído pelos docentes da unidade curricular e por outro docente do Departamento de Gestão, nomeado pelo Diretor de Curso, sob proposta daqueles.

Bibliografia resumida

Baines, P. & Fill, C. & Page, K. (2011). Marketing. (2ª ed.). Oxford: Oxford University Press
Esperança, J. P. e Matias, F. (2009). Finanças empresariais (2ª ed.). Alfragide: Texto Editores, Lda.
Ferreira, M. P., Santos, J. C. & Serra, F.R. (2010). Ser empreendedor: Pensar, criar e moldar a nova empresa (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, Lda.
Finch, Brian (2010), Como Elaborar um Plano de Negócios, Lisboa, Smartbook.
Kotler, P. & Keller, K. L. & Brady, M. & Goodman, M & Hansen, T. (2009). Marketing Management. Essex: Pearson Education.
Lovelock C. & Wirtz, J. (2010), Services Marketing. People, technology, strategy. (7 Ed.). New Jesey: Pearson, Prentice Hall.
Zeithamal, V. A. & Bitner, M. J. & Gremler, D. D. (2009), Services Marketing: integrating customer focus across the firm. (5 Ed.). Boston: McGraw-Hill International Editions.

Oferta Formativa

Candidaturas

Matrículas - Concurso
Nacional de Acesso

Inscrições Letivas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook e Google+

ESTGV no Facebook


ESTGVno Google+
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior