Objetivos / Competências
A elaboração e a interpretação das peças desenhadas dos projetos requerem capacidades de interpretação e de definição das formas geométricas em três dimensões e da sua representação no plano. Assim, pretende-se desenvolver a capacidade de abstração dos alunos na compreensão de diversos problemas geométricos no espaço a três dimensões, recorrendo à sua representação em duas dimensões para posterior resolução. Os alunos devem desenvolver as seguintes competências: -interpretar e definir formas geométricas em três dimensões e sua representação no plano; - Executar e interpretar perspetivas, vistas e cortes de objetos; - Obter conhecimentos iniciais sobre o desenho de construção.
Conteúdos programáticos resumidos
CAP. I – GEOMETRIA DESCRITIVA: MÉTODO DE MONGE
1 – Noções gerais; 2 – Representação do ponto; 3 – Representação da reta; 4 – Representação do plano; 5 – Rebatimentos.
CAP. II – DESENHO TÉCNICO
1 – O desenho técnico e a sua importância; 2 – Tipos de desenho técnico; 3 – Normalização no desenho técnico; 4 – Formatos; 5 –
Traços; 6 – Métodos de representação e sistemas de projeção; 7 – Vistas; 8 – Cortes.
CAP. III – DESENHO TÉCNICO NA ENGENHARIA CIVIL
1 – Geometria cotada, desenho topográfico e urbanístico; 2 – Desenho arquitetónico; 3 - Constituição e organização do projeto de
um edifício; 4 – Regulamentação (Regulamento Geral de Edificações Urbanas; Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndios em Edifícios; Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios; Normas Técnicas sobre Acessibilidade).
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Estratégias pedagógicas adotadas na unidade curricular: método expositivo nas aulas teóricas-práticas com utilização do quadro e videoprojetor; elaboração dos trabalhos nas aulas práticas e laboratoriais; intervenção permanente dos participantes, na colocação de questões pertinentes relativas às matérias abordadas; apoio aos alunos, nomeadamente no horário de atendimento; utilização da plataforma moodle para a disponibilização do material de apoio e para a divulgação das atividades relacionadas com a unidade curricular.
A avaliação da unidade curricular em época normal inclui um conjunto de testes e trabalhos a desenvolver ao longo do semestre.
A avaliação da unidade curricular em época de recurso será realizada através de um exame.
O aluno para ter aprovação na disciplina tem de obter uma classificação igual ou superior a 9,5, numa escala de 0 a 20 valores.
Bibliografia resumida
- G. Ricca, “Geometria Descritiva – Método de Monge”, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000 [514 RIC].
- A. Galrinho, “Manual de Geometria Descritiva”, 1ª edição, 2010.
- A. Silva, J. Dias e L. Sousa, “Desenho Técnico Moderno”, Lidel, 2002 [744 SIL].
- L.V. Cunha, “Desenho Técnico”, Fundação Calouste Gulbenkian, 1999 [744 CUN].
- Regulamento Geral de Edificações Urbanas, Decreto-Lei 38382, de 7 de Agosto de 1951.
- Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndios em Edifícios, Decreto-Lei 220/2008, de 12 de Novembro.
- Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndios em Edifícios, Portaria n.º 1532/2008, de 29 de Dezembro.
- Normas Técnicas sobre Acessibilidade, Decreto-Lei 163/2006, de 8 de Agosto.
- Portaria n.º 113/2015, de 22 de Abril - Elementos Instrutórios dos Procedimentos Previstos no Regime Jurídico da Urbanização e Edificação.
- Portaria 232/2008, de 11 de Março.