Objetivos / Competências
Pretende-se desenvolver no aluno capacidade de raciocínio lógico, cálculo e análise, dotá-lo de instrumentos que garantam a formulação e resolução de problemas colocados quer em situações diárias quer no âmbito das diferentes unidades curriculares; competências para tomar decisões de forma a ser induzido a pensar primeiro para realizar da melhor forma todas as operações necessárias; a aptidão para desenvolver a aprendizagem autodirigida sendo capaz de identificar, organizar, tratar e analisar a informação; a aptidão numérica e utilização de ferramentas de cálculo que permitam analisar dados, interpretar e extrapolar, com desenvolvimento de raciocínios lógico-matemáticos.
Neste sentido, pretende-se que o aluno domine as ideias fundamentais e estruturas básicas utilizando as técnicas de cálculo na resolução de problemas concretos. Pretende-se assim, construir uma ponte que facilite ao aluno o acesso, quer ao mercado de trabalho, quer à continuação de estudos científicos.
Conteúdos programáticos resumidos
1. Funções de variável natural
2. Cálculo Integral
3. Equações diferenciais
4. Álgebra matricial
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
As aulas teóricas foram expositivas, e os conteúdos foram motivados e apresentados, sempre que possível, através de aplicações concretas, incentivando a participação dos alunos na discussão dos temas.
Nas aulas práticas, pretendeu-se consolidar-se os conhecimentos pelo que foram apresentados e resolvidos exercícios de aplicação de acordo com os objetivos de cada aula. Exigiu-se dos alunos uma atitude crítica, tendo em vista o desenvolvimento da sua autonomia.
A avaliação foi realizada através de avaliação nas épocas previstas. Os alunos podem realizar melhoria de classificação na prova do exame da época de recurso.
O aluno que obteve uma classificação superior a 17 valores, deverá defender a sua classificação numa prova complementar, caso contrário ficará com classificação final de 17 valores. Para estes alunos, a classificação final é o máximo entre 17 e a média aritmética entre a classificação obtida na prova escrita e a classificação da prova complementar.
Bibliografia resumida
Bibliografia Principal:
Peixoto Matos, Maria Cristina. Matemática II, Apontamentos Teóricos e exercícios práticos. 2017/2018. [Disponível na plataforma Moodle da ESTGV].
Bibliografia Complementar:
Stewart, James. Cálculo - Volume I, Volume II. Editora Thomson, São Paulo. 1999.[cota: 517 STE]
Larson Hostetler, Edwards. Cálculo – Volume I, Volume II. Editora McGraw Hill. 2006.[cota: 517 LAR]
Knut Sydsæter and Peter J. Hammond. Essential Mathematics for Economic Analysis. Financial Times/Prentice Hall.2008.[cota:330.4 SYD]
Knut Sydsæter and Peter J. Hammond. Further Mathematics for Economic Analysis. Financial Times/Prentice Hall.2008.[cota:330.4 FUR]
Knut Sydsæter and Peter J. Hammond. Economists' Mathematical Manual. Springer Verlag. 2005.[cota:330.4 SYD]