Objetivos / Competências
A unidade curricular destina-se a fornecer ao aluno competências para:
1. Reconhecer os principais compostos orgânicos, a sua estrutura, nomenclatura, propriedades físicas e capacidades reativas;
2. Perspectivar as principais aplicações dos compostos orgânicos e compreender a sua evolução nos sistemas reativos;
3. Dominar os conceitos e ferramentas básicas do vocabulário base da Química Orgânica e utilize e compreenda linguagem científica execute procedimentos laboratoriais de forma correta e segura;
4. Do ponto de vista ambiental, interpretar numa perspetiva química, os problemas ambientais que se encontram associados aos compostos orgânicos nas suas mais diversas aplicações;
5. Intervir nos sistemas ambientais, minimizando ou eliminando os problemas ambientais.
Conteúdos programáticos resumidos
Componente Teórica
1. Introdução à Química Orgânica
1.1 Compostos orgânicos: determinação da composição elementar, estrutura das moléculas e suas propriedades.
1.2 Nomenclatura em química orgânica.
1.3 Métodos físicos de determinação da estrutura e identificação de compostos.
1.5 Esterioquímica.
1.6 Reactividade.
1.7 Poluentes orgânicos de fontes naturais e antropogénicas.
2. Polímeros orgânicos: naturais e sintéticos
2.1 Polímeros sintéticos.
2.2 Hidratos de carbono.
2.3 Aminoácidos, péptidos e proteínas.
2.4 Lípidos.
Componente Prática Laboratorial
1. Determinação da pureza de substâncias.
2. Destilação fracionada de uma mistura de dois componentes
3. Determinação de coeficientes de distribuição
4. Identificação de compostos orgânicos.
5. Reações de transesterificação – produção de biodiesel e avaliação da sua composição
6. Reações de substituição nucleófila - A economia de átomos (Química Verde)
7. Reações de Polimerização
8. Reciclagem de plásticos via despolimerização;
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Privilegia-se o ensino participativo, tendo o aluno como elemento nuclear no decurso do processo de ensino/aprendizagem. As aulas de cariz teórico são apoiadas em meios audiovisuais (particularmente apresentações de Powerpoint), filmes e animações, com incentivo à intervenção permanente dos alunos. É utilizado software - ChemSketch para permitir o desenvolvimento das capacidades individuais em termos de estruturas moleculares. As aulas práticas laboratoriais são lecionadas após preparação individualizada dos respetivos trabalhos realizados em grupo e sob orientação próxima por parte do docente. De forma a incentivar a assiduidade às aulas teóricas é dada uma bonificação que depende da nota atribuída pelo aluno no exame teórico. A classificação final da unidade curricular depende em partes iguais da componente teórica (exame final) e prática (preparação e acompanhamento das aulas laboratoriais, relatórios e mini-testes intermédios).
Bibliografia resumida
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Blei, Ira, Odian, George, Organic and biochemistry : connecting chemistry to your life
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Brás, I.P., Química Orgânica Laboratório, 2014/2015, Departamento de Ambiente, ESTGV/IPV.
Brás, I.P., Apontamentos de Química Orgânica, 2012, Departamento de Ambiente, ESTGV/IPV.
Campos,L. S., Mourato, M., Nomenclatura dos compostos orgânicos, 2002, Escolar Editora.
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Morrison, R., Boyd, R., Química orgânica, 2011, 16ª Edição, Fundação Caloust Gulbenkian.
Pine, S. H., Organic Chemistry, 1987, Fifth edition, McGraw Hill International editions.
Timberlake, Karen C., General, organic, and biological chemistry : Structures of life
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TOMÉ , A., Introdução à nomenclatura dos compostos orgânicos, Escolar Ed