Objetivos / Competências
Tendo por base os conhecimentos de Desenho Técnico: representação de vistas, cortes e cotagem; os alunos que frequentem com aproveitamento esta unidade curricular deverão ficar habilitados para a representação em projeto de peças e mecanismos. A disciplina de Desenho de Máquinas tem como finalidade preparar os alunos para o desenho de mecanismos, ao nível do projeto mecânico. Para isso, recorre-se a meios atualizados de representação (CAD) e à utilização da normalização (NP, EN e ISO) correspondente aos principais elementos de construção mecânica. A capacidade de comunicação por representação gráfica normalizada de peças, mecanismos e equipamentos ao nível do projeto mecânico no âmbito do rigor funcional, dos elementos de ligação e dos elementos de máquinas, bem como a representação gráfica assistida por computar (CAD) orientada para a apresentação em projeto, são as competências a adquirir nesta unidade curricular.
Conteúdos programáticos resumidos
Desenho Assistido por Computador:
- Consolidação de conhecimentos.
- Curso de CAD.
Principais Processos de Ligação:
- Introdução.
- Representação de perfis.
-Roscas. Ligações roscadas.
- Ligações entre peças roscadas.
- Ligações aparafusadas. Porcas e anilhas
- Soldadura. Ligações soldadas:
- Introdução. Juntas. Cordões de soldadura.
- Representação simbólica de soldaduras.
-Enchavetamentos longitudinais, transversais e periféricos.
-Ligações elásticas. Molas.
Desenho de Órgãos de Máquinas.
-Veios.
-Transmissão e transformação de movimento:
- Rodas de atrito e engrenagens. Relações de cálculo. Representação normalizada.
- Engrenagens paralelas.
- Roda-parafuso sem-fim. Roda-cremalheira.
- Chumaceiras de casquilhos e de rolamentos:
- Classificação e conceitos essenciais de aplicação.
- Representação normalizada.
- Cames e excêntricos.
- Outros sistemas mecânicos.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
A metodologia de ensino desta unidade curricular, compreende uma evolução de conhecimentos teóricos, demonstrações aplicação prática dos conceitos através do uso dos equipamentos. As aulas de natureza expositiva complementadas com aulas de natureza prática, introduzidas progressivamente, têm como objetivo uma melhor assimilação e aplicação dos conceitos adquiridos. O acompanhamento individualizado dos alunos está em conformidade com as orientações do acordo de Bolonha.
O método de avaliação compreende os seguintes itens:
Os alunos que não beneficiem de nenhum estatuto especial, terão que frequentar 75% das aulas lecionadas.
Os trabalhos têm um peso de 30%, a avaliação contínua 10% e o exame tem um peso de 60%. A nota média dos trabalhos terá um mínimo de 47,5% e a nota de exame terá um mínimo de 47,5%.
Serão aprovados os alunos que, cumprindo todos os critérios anteriores, tenham classificação final superior ou igual a 9,5 valores.
Bibliografia resumida
Bibliografia adotada para consulta:
- Desenho Técnico Básico 3", Simões Morais, Porto Editora, ISBN 9789729652523
- Textos, extratos de catálogos ou de normas NP, EN e ISO fornecidos pelos docentes e disponibilizados no Moodle.
Bibliografia complementar:
- ''Desenho Técnico'' - Luís Veiga da Cunha (14ª edição). Fundação Calouste Gulbenkian.
- ''Desenho Técnico Moderno'' – Arlindo Silva, João Dias, Luís Sousa. Lidel, Ed. Técnicos, Lda. .