Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Novembro 2021 »
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Estudos de Mercado
Código369
Departamento/área responsávelDepartamento de Gestão
Área cientificaCiências Empresariais
ECTS5
Ano curricular3
Semestre curricular1º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes José Luís Mendes Loureiro Abrantes
Manuel António Lourenço dos Reis
Frequência como disciplina isolada?Não
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 19,5 39 - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
132,5

Objetivos / Competências

Os objetivos desta unidade curricular são os de preparar o aluno para ser capaz de elaborar e desenvolver um estudo de mercado. Pretende-se, deste modo, que o aluno seja capaz de realizar as seguintes etapas:
• desenvolver estudos de carácter qualitativo e quantitativo;
• determinar o tipo de amostragem a adoptar a cada situação ou problema a resolver;
• determinar a dimensão ótima da amostra;
• recolher, preparar e processar a informação;
• efetuar uma análise de dados univariada e bivariada;
elaborar e apresentar um relatório final de um estudo de mercado.

Conteúdos programáticos resumidos

Aulas Teórico-práticas:

• Introdução.

• Os estudos de mercado e o marketing.

• Design do estudo de mercado.

• O processo de Amostragem.

• Recolha e preparação dos dados.

• Análise dos dados.


Aulas Práticas:

O pacote estatístico econométrico SPSS (última versão disponível) e as aplicações multivariantes no estudo de inquéritos:

• Operações Básicas.

• Estatística Descritiva.

• Análise Estatistica Univariante.

• Análise Bi-Variada.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

A metodologia a seguir assentará na leccionação de aulas teórico-práticas e de prática laboratorial, bem como na realização de um estudo de mercado. Nas primeiras será privilegiada a exposição oral, apoiada com projeção de esquemas, gráficos, figuras e outro material relacionado com os temas a abordar. As aulas de prática laboratorial serão lecionadas através do método ativo e demonstrativo. A avaliação reveste a modalidade de um Estudo de Mercado, em grupo (até 4 pessoas, inclusive), acrescido de uma frequência e/ou exame, concorrendo ambos para a nota final com a ponderação de 50%. A frequência e/ou exame têm um componente teórica e uma prática, valendo 50% cada uma delas. É obrigatório ter, no mínimo, 4 valores na componente prática, 4 valores na teórica e 9,5 valores no trabalho para que se tenha aprovação. A aprovação faz-se com 9,5 valores de nota global mínima. A avaliação de conhecimentos manterá as regras nas diferentes épocas a que os alunos se apresentarem.

Bibliografia resumida

• Abrantes, J.L. & Reis, M. (2012). Sebenta da disciplina de Estudos de Mercado. ESTGV. Viseu.
• Greene, W. H. (2006). Econometric Analysis. (5th Ed.). New Jersey: Prentice Hall International. [330 GRE]
• Guimarães, R.C. & Cabral, J. S. (2001). Estatística. (Edição Revista). Lisboa: McGraw-Hill Portugal. [519.2 GUI]
• Gujarati, D. N. (2003). Econometria Básica. (4th. Ed.). New York: McGraw-Hill. [330 GUJ]
• Hill, M. & M. e Hill A. (2008). Investigação por Questionário. Lisboa: Edições Silabo. [303 HIL]
• Kinnear, T.C. & James R. T. (2000). Investigación de Mercados – un enfoque aplicado. (5th. Ed.). México: McGraw-Hill Interamericana. [658.8.01 KIN]
• Pereira, A. (2008). SPSS Guia Prático de Utilização. (7ªth Ed.). Lisboa: Edições Sílabo. [519.2 PER GUI]
• Pestana, M.H. & Gageiro, J. N. (2013). Análise de Dados para Ciências Sociais – A complementaridade do SPSS. (6ªth. Ed.) Lisboa: Edições Silabo. [519.2 PES ANA]

Oferta Formativa

Candidaturas

Matrículas - Concurso
Nacional de Acesso

Inscrições Letivas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook e Google+

ESTGV no Facebook


ESTGVno Google+
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior